Friday, October 29, 2021

Grávidas e lactantes têm resposta imune mais lenta para a vacina contra a covid-19, diz estudo

https://ift.tt/3nFmPKf

Grávidas e lactantes respondem à primeira dose da vacina contra a covid-19 mais devagar do que outras mulheres, segundo um novo estudo publicado neste mês na revista científica Science Translational Medice

A importância da vacinação na gravidez (Foto: Getty)

Os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA) analisaram como o organismo de mulheres grávidas e não grávidas reagia às vacinas do tipo RNA mensageiro. Para isso, eles acompanharam 84 gestantes, 31 lactantes e 16 mulheres não grávidas e não lactantes, com idade média de 34 anos. Todas se vacinaram com duas doses da Moderna ou da Pfizer/BioNTech.

+ Mitos e verdades sobre a vacina contra a covid-19

Os resultados mostraram que, após a primeira dose, mulheres grávidas e lactantes tinham menos anticorpos do que as outras mulheres. Além disso, esses anticorpos foram "menos eficazes" na hora de ativar o sistema imunológico para combater a covid-19. 

O estudo revelou que esse cenário, porém, muda após a segunda dose. Duas a seis semanas depois de completar o esquema vacinal, o número de anticorpos das gestantes e das lactantes praticamente se igualava ao das outras participantes do estudo. 

Segundo os pesquisadores, as descobertas só reforçam a importância de que as mulheres gestantes e que amamentam recebam a segunda dose, respeitando o tempo de intervalo sugerido pelas fabricantes. "Há uma necessidade crítica de seguir os prazos de aplicação da segunda dose nessa população vulnerável, para garantir que a imunidade total seja alcançada", escreveram. 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/10/gravidas-e-lactantes-tem-resposta-imune-mais-lenta-para-vacina-contra-covid-19-diz-estudo.html