Monday, October 25, 2021

Raios X mostram diferenças nos pulmões de pacientes com covid vacinados e não vacinados

https://ift.tt/3vMR6us

Exames de raio-X revelaram a grande diferença entre os pulmões das pessoas que receberam a vacina da covid e das que não a receberam. Os exames mostram o impacto chocante do vírus nos órgãos internos das pessoas. Segundo os médicos, as não vacinadas são as que "ficam realmente doentes". "As únicas pessoas que realmente estão ficando doentes são as que não foram vacinadas. Muitas vezes, elas requerem ventilação e oxigênio, especialmente em alguns desses raios X realmente peocupantes que estamos vendo", avaliou Sam Durrani, chefe de equipe do Deer Valley Medical Center, nos Estados Unidos.

+ Crianças e bebês têm a mesma capacidade de transmitir covid-19 que os adultos, diz estudo de Harvard

À esquerda, pulmões de paciente não vacinado quase que completamente comprometido, com muitas áreas em branco. À direita, pulmões de paciente vacinado com muitas áreas escuras, o que significa que há muito ar circulando (Foto: Reprodução/Mirror)

 

Por outro lado, o raio-X dos pacientes vacinados que foram infectados com covid, aparece com a maior parte dos pulmões em preto, o que significa que têm mais ar fluindo, explicou o médico. Isto é, há muito pouco ou nenhum dano aos pulmões. Já a imagem dos pulmões de uma pessoa não vacinada mostra que eles estão muito comprometidos, limitando o fluxo de oxigênio por todo o corpo.

"Se você tem um paciente vacinado que chega ao pronto-socorro com uma infecção emergente, que pode ter alguma falta de ar e fazemos uma tomografia computadorizada, eles não são tão ruins quanto os pacientes não vacinados. Mesmo as infecções emergentes que acabam pegando pneumonia, suas tomografias ainda não sãi tão ruins quanto as de pacientes não vacinados", afirmou o especialista.

Segundo os especialistas, as vacinas têm tido sucesso na prevenção de doenças graves e morte na maioria das pessoas que pegam covid. No entanto, algumas pessoas com injeção dupla ainda vão acabar no hospital, mas com um nível muito mais baixo de pulmões congestionados em comparação com aqueles sem qualquer proteção por vacina. Dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA mostram que o risco de morrer de covid é 11 vezes maior para adultos não vacinados do que para aqueles que foram imunizados.

“A vacina está funcionando extremamente bem e está impedindo que o vírus progrida para pneumonia ou se infiltre nos pulmões”, disse Durrani. “Quando você toma uma dose você pode ficar um pouco doente, mas, eventualmente, seu corpo reconhece, ataca e você não fica hospitalizado, você não precisa de um respirador, é profundamente eficaz”, finalizou.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/raios-x-mostram-diferencas-nos-pulmoes-de-pacientes-com-covid-vacinados-e-nao-vacinados.html