Friday, October 22, 2021

Ed Sheeran revela ter enfrentado gagueira na infância

https://ift.tt/2XAewq0

Ed Sheeran será a última personalidade a ler um livro no especial “CBeebies Bedtime Story” (historinhas de dormir para crianças, em tradução livre), produzido pela BBC. O cantor deve ler uma história sobre um menino que gagueja.

O cantor Ed Sheeran revelou ter enfrentado gagueira na infância (Foto: Reprodução/Instagram/Ed Sheeran)

 

O livro, chamado “I Talk Like a River”, de Jordan Scott e Sydney Smith, conta a história de um menino gago, cujo pai explica que o fluxo de suas palavras é como um rio. Sheeran declarou que ficou “encantado” com o convite. “Tive uma gagueira, assim como o menino em I Talk Like a River, então estou muito feliz em ler esta história, especialmente porque eu também sou um novo pai", contou ele, para o site de notícias. "Espero que a história ajude a inspirar e apoiar outras crianças que gaguejam".

A data de lançamento do episódio não foi divulgada.

Meu filho está gago. O que fazer?

A pediatra Ana Escoba explicou que é comum crianças apresentarem problemas para se expressar verbalmente nos primeiros anos de vida. “Geralmente, os pequenos gaguejam quando têm um descompasso entre a rapidez de um pensamento e a capacidade de expressá-lo em palavras. Nessa situação, o melhor a fazer é não valorizar. Dê a seu filho o tempo de que ele precisa, com calma, e tente não falar por ele. Você vai perceber que, progressivamente, ele vai adquirir a habilidade de falar no mesmo compasso que o pensamento”, orientou.

Escobar ressaltou, no entanto, que pode ser necessário consultar um fonoaudiólogo caso a criança não apresente melhora ou caso piore.

 

É importante que os pais entendam, ainda, que a gagueira é involuntária. Não adianta pedir para a criança parar de gaguejar, nem pedir para ficar calma, respirar, falar devagar. A ansiedade e o nervosismo impactam a gagueira, mas essas não são as causas do distúrbio - ela não gagueja porque está nervosa. O efeito é contrário: pedir calma pode deixar a criança mais ansiosa. O ouvinte é quem precisa ter paciência.

A melhor solução é ouvir o que essas crianças estão falando: o conteúdo da fala, e não o formato. O ideal é mostrar que está entendendo o que está sendo dito. Não se deve rir, orientar a fala, nem completar a frase. É preciso esperar, ouvir e responder adequadamente. Como falantes mais experientes, adultos em geral precisam dar o exemplo: falando com calma, parando o que estão fazendo para responder devagar e olhando para a criança, em vez de apenas dizer a ela como se deve falar.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/ed-sheeran-revela-ter-enfrentado-gagueira-na-infancia.html