Wednesday, October 27, 2021

Jovem coloca miçanga no nariz quando criança e a encontra vinte anos depois: "Fique chocada"

https://ift.tt/2Zmlfo5

Uma jovem ficou chocada ao encontrar uma miçanga azul enfiada em seu nariz por 20 anos. Hannah Hamilton, 23 anos, da Geórgia, disse que se lembra vagamente de enfiar a conta azul na narina quando tinha apenas 3 anos de idade. No entanto, ela imaginou que o objeto saiu sozinho e "não pensou muito sobre isso" nos anos seguintes.

+ Peça de lego é encontrada depois de quase 2 anos em nariz de menino

Hannah colocou a miçanga no nariz quando tinha apenas 3 anos (Foto: Reprodução/Mirror)

 

Mas no início deste ano, quando Hannah estava com infecção sinusal, que a deixou com as narinas obstruídas. Ela, então, decidiu colocar sua câmera de cera de ouvido no nariz para ver o que estava acontecendo e ficou chocada ao ver um objeto azul preso em sua cavidade nasal. Hannah conseguiu desalojá-lo depois de algumas tentativas dolorosas. "Assim que vi o objeto azul em meu nariz, a memória da miçanga veio à cabeça. Mas eu ainda estava convencida de que poderia ser outra coisa. Achei que fosse uma pequena tampa ou um pedaço de caneta que eu estava mordendo enquanto estudava. Tirar isso, definitivamente, doeu, mas foi apenas por alguns segundos. Uma vez que estava fora, eu soprei o mais forte que pude. Eu a olhei com espanto porque era enorme e ficou dentro de mim por 20 anos. Assim que o tirei, liguei para meu noivo, que estava tão chocado, surpreso e enojado quanto eu", conta.

Sobre o momento de ter colocado a miçanga no nariz, ela disse: "Não me lembro muito daquela época, mas minha mãe gostava muito de artes e ofícios, então sempre tínhamos miçangas em casa. Eu sou a mais nova de quatro filhos, junto com meu irmão gêmeo, então havia muitos brinquedos e coisas de criança pela casa. A memória que eu tinha é de mim em pé, na frente do armário de linho no banheiro infantil, puxando a conta de uma cesta no armário. Eu queria ver se caberia no meu nariz, mas não consegui tirar. Pelo que me lembro, não contei aos meus pais, o que foi uma escolha engraçada, considerando que minha mãe era enfermeira há 10 anos", admite. "Há cerca de um ano, eu contei para o meu noivo Zack, que lembrava de enfiar uma conta no nariz quando era criança, mas não me lembrava de ter visto ela saindo. Claro, eu presumi que não era uma memória real, talvez algo que eu tivesse visto ou ouvido em um programa ou livro", disse ela, ao site Mirror. 

Hannah compartilhou sua história bizarra no TikTok, onde rapidamente se tornou viral e, desde então, acumulou mais de dois milhões de visualizações. "Alguns vídeos se tornaram virais, então, eu sabia que as coisas mais estranhas podem se tornar grandes no aplicativo. Eu esperava que ele recebesse muitas visualizações, mas nada como realmente aconteceu. Meu conselho para qualquer pessoa que suspeite que ainda pode ter algo no nariz desde a infância é que 99% das vezes seus pais vão pegá-lo antes de você ter um problema. Normalmente pelo cheiro, se o item for perecível ou poroso, onde as bactérias podem entrar, ou pelas infecções que você pode desenvolver a partir do objeto estranho. Mas, honestamente, é melhor prevenir do que remediar", alertou.

À esquerda, Hannah com 3 anos e, à direita, a miçanga que ela colocou em uma pulseira (Foto: Reprodução/Mirror)

 

Saiba o que fazer

Segundo a otoneurologista Jeanne Oiticica, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, os pais devem levar a criança imediatamente ao pronto-socorro e não tentar retirar o objeto em casa. "Uma vez que o item está preso na narina da criança, a preocupação é que ele não desça para as vias aéreas e provoque engasgos e sufocamento", explica Oiticica. "Mesmo com boas intenções, os pais não tem a técnica e os instrumentos necessários para a remoção do objeto e podem acabar complicando o quadro da criança se tentarem retirar em casa", completou.

No caminho até o hospital, a médica sugere que a criança permaneça sentada, pois o objeto tem mais chances de se deslocar caso ela esteja deitada. Normalmente, o item é facilmente retirado no pronto-socorro, mas, caso ele tenha descido, o procedimento cirúgico pode ser necessário. Cerca de 4% dos casos levam à internação e 0,7% causam óbito. 

Mas como fazer para evitar essa situação? Segundo Oiticica, a simples presença de um adulto próximo às crianças não é suficiente para prevenir o acidente, afinal, apenas 5% das crianças que passaram por isso estavam desacompanhadas. "Na maioria das vezes, os pais estão focando em outras atividades da casa ou até cuidando de outro filho enquanto o incidente acontece", explica. Por isso, o segredo está na forma como você organiza a sua casa, deixando objetos pequenos e cortantes fora do alcance das crianças. Além disso, é claro, fique de olho enquanto o seu filho brinca e come: arroz, feijão, milho e peças de brinquedos pequenas são os principais itens encontrados nesses casos.

Preste atenção se a criança apresentar mal cheiro nasal e rinorreia (secreção de catarro) em uma das narinas. "A maioria das crianças que chegam ao hospital com objetos no nariz são meninos (54% dos casos) e tem até 3 anos de idade", afirma Oiticica. "Nessa faixa etária, elas são muito curiosas e tendem a levar tudo à boca, porque não sabem discenir o que é perigoso ou não. A partir dos 4 anos, é mais fácil conversar sobre os riscos de se machucar e como prevenir isso", explica.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/jovem-que-coloca-micanga-dentro-do-nariz-quando-crianca-e-encontra-vinte-ano-depois-fique-chocada.html