Saturday, October 30, 2021

Mãe faz alerta depois que bebê contraiu três vírus respiratórios ao mesmo tempo: 'Pior pesadelo'

https://ift.tt/3vZ6h3E

“Passei pelo pior pesadelo de uma mãe”, disse Barbara Luna, da cidade de San Antonio, no Texas (EUA) depois que sua filha Isabella foi diagnosticada com três vírus respiratórios ao mesmo tempo, aos 4 meses de idade: covid-19, gripe e vírus sincicial respiratório (VSR).

Mãe fez alerta após filha de 4 meses ser diagnosticada com três vírus ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/News4 San Antonio)

 

Em entrevista para a emissora de TV local News 4 San Antonio, a mãe contou que seu filho mais velho foi o primeiro a apresentar sintomas. “Cerca de uma semana antes de Isabella completar 4 meses, meu filho teve uma tosse forte e estava muito congestionado. Naquele momento, a bebê só estava um pouco congestionada”, lembrou a mãe.

Ela então levou os dois filhos ao pediatra. O mais velho foi diagnosticado com VSR (vírus que pode causar bronquiolite em crianças) e Isabella testou negativo para todas as doenças respiratórias.

No entanto, quatro dias depois, a bebê começou a apresentar dificuldade para respirar e tosse forte e Barbara retornou ao médico. “Ela testou positivo para covid-19 e eu comecei a chorar”, desabafou a mãe. “Naquela noite, a respiração dela piorou. Acabei levando-a para um pronto-socorro, onde ela foi diagnosticada também com o vírus da gripe e com VSR”, continuou.

 

Isabella precisou ficar internada no hospital por três dias, mas sua tosse só passou completamente um mês depois que ela recebeu alta. Atualmente, a bebê está com 6 meses e passa bem. “Nós fazemos tudo o que podemos para proteger nossos filhos. Mas se eles têm contato com uma criança que vem de uma casa onde esses cuidados não são tomados, tudo é em vão”, lamentou Barbara.

Ouvido pela emissora, o Dr. Pedro Chavez, Diretor Clínico Pediátrico do North Central Baptist Hospital, disse que a temporada de frio causa aumento nos casos de infecções respiratórias em crianças. “Em agosto, tivemos um aumento em todas as infecções respiratórias. Basicamente, vimos os mesmos números que vemos no inverno”, afirmou.

 

O médico ressaltou, ainda, que é importante que os pais tomem mais cuidado com a saúde dos filhos nesta época do ano, em que as temperaturas despencam em razão do outono no hemisfério Norte. “Não é incomum que as crianças sejam infectadas com dois vírus ao mesmo tempo, às vezes até com três ou quatro”, explicou Dr. Chavez.

Barbara aconselhou que os pais procurem auxílio médico assim que notarem que seus filhos estão com algum problema de saúde. “Se tivéssemos esperado um pouco mais, poderíamos ter tido um resultado muito pior”, avaliou a mãe.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/mae-faz-alerta-depois-que-bebe-contraiu-tres-virus-respiratorios-ao-mesmo-tempo-pior-pesadelo.html