Friday, October 22, 2021

Depois de cair no começo da pandemia, número de adoções volta a subir no Brasil

https://ift.tt/3Emfvdp

O número de crianças e adolescentes adotados no Brasil aumentou em 2021. Em comparação com o ano passado, o crescimento foi de 11,9%. Isso significa que, só nos dez primeiros meses de 2021, pelo menos 1.656 crianças passaram pelo processo de adoção. Em 2020, a quantidade foi de 1.479. 

Adoção (Foto: Thinkstock)

Os dados são de um levantamento feito pelo (M)Dados, núcleo de análise de informações do jornal Metrópoles, que analisou números disponíveis no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Aos poucos, os processos de adoção voltam ao ritmo de antes da pandemia. De janeiro a julho de 2019, por exemplo, 1.787 crianças ganharam um novo lar. Com as restrições impostas pela covid-19, as audiências presenciais foram suspensas e muitas famílias que estavam na lista de espera tiveram seus processos "congelados". Isso refletiu no total de crianças adotadas: em todo o ano de 2020, o número de adoções foi menor do que as concedidas apenas nos seis primeiros meses do ano anterior. 

+ Já ouviu falar em doulas de adoção? Profissionais ajudam famílias desde a tramitação judicial até a chegada das crianças

"É natural que haja uma redução, mas ainda não é possível estimar, pois demoramos um tempo até entrar no novo ritmo", conta o juiz Iberê de Castro Dias, da Vara da Infância e Juventude de São Paulo. Ao mesmo tempo, sabe-se que aumentou a quantidade de crianças nos abrigos. "As populações mais carentes, que moram em areas vulneráveis, sentiram mais fortemente os impactos econômicos da pandemia e estão com mais dificuldades para manter crianças e adolescentes que, infelizmente, vão parar nas casas de acolhimento", diz.

Em 2021, os estados das regiões Sul e Sudeste foram os que concluiram mais pedidos de guarda provisória e definitiva. Em São Paulo, só neste ano, pelo menos 461 foram adotados. No Paraná, 229 processos foram concluídos. Enquanto isso, outros estados, como o Amapá, não registraram nenhuma adoção. 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/10/depois-de-cair-no-comeco-da-pandemia-numero-de-adocoes-volta-subir-no-brasil.html