Wednesday, October 27, 2021

Fernanda Garay: “Todos estes anos eu me dediquei 100% ao vôlei. Minha família ficou em segundo plano, não sei se vou conseguir deixar meu filho”

https://ift.tt/3nwlNjN

Enfrentar grandes times durante as Olimpíadas é uma missão e tanto, mas Fernanda Garay, um dos grandes nomes do vôlei brasileiro e destaque de Tóquio, resolveu que era hora de encarar um novo desafio: a maternidade. Com uma disciplina regrada vinda do esporte, a atleta gosta de se planejar e se organizar, por isso, a decisão de se afastar das quadras e priorizar a família neste momento já tinha sido muito bem pensada e conversada com José Roberto Guimarães, o treinador da Seleção feminina.

Fernanda Garay era ponteira na seleção brasileira de vôlei (Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

 

“Tem muito tempo que amadureci essa ideia dentro de mim. Minha carreira toda foi muito planejada. Na minha cabeça, eu fecharia meu ciclo olímpico em 2016. Me dediquei muito para os jogos do Rio de Janeiro, queria manter o melhor nível possível, mas o resultado foi bastante frustrante. Então, naquele momento eu não consegui me despedir da Seleção. Em 2018, quando tive a oportunidade de voltar, foi uma surpresa. Durante a pandemia me recuperei fisicamente e pensei que seria uma oportunidade de encerrar esse ciclo de uma forma bonita”, explica Fernanda em entrevista à CRESCER.

Diferentemente do que foi compartilhado por alguns veículos de comunicação, a pausa não se trata de uma aposentadoria, mas, sim, de um respiro. Há mais de 20 anos se dedicando exclusivamente ao esporte, ela entende que chegou a hora de descansar – pelo menos por um tempo – para realizar o sonho de ser mãe. “O voleibol foi minha vida por todos estes anos, agora quero me permitir viver este novo presente, minha maternidade e entender como será essa nova vida e essa mãe que virá. Ser mãe sempre foi um sonho. Todos estes anos eu me dediquei 100% ao vôlei. Minha família ficou em segundo plano, não sei se vou conseguir deixar meu filho”, declarou Fê Garay.

 

 

 

Planejamento com os pés no chão

Casada desde 2017 com o ex-jogador de basquete Márcio Santos, Garay conta que o primeiro passo para viver essa nova fase foi escolher o local para aumentar a família. Antes, por fazer parte de um time mineiro, a atleta vivia em Uberlândia, agora, sem o compromisso com os treinos, ela optou por se aproximar dos parentes e voltar para o sul do país. “A gente sempre soube que quando eu parasse de jogar iríamos fixar residência em Curitiba, onde parte da minha família e a do meu marido está. Nossa casa já está em construção, será uma nova fase em um novo estilo de vida”, afirma animada.

Apesar da ansiedade a mil, a ponteira confessa que não gosta de pular etapas – o que ajuda a manter a cabeça no momento presente. A vontade de engravidar, amamentar e gerar uma vida sempre foi latente, entretanto, Fê Garay revela que seu lado racional a faz ter os pés no chão, sem ficar imaginando tantas situações com o futuro bebê. “Eu sempre sonhei com guri, só que nunca pensei no nome. Meu marido já pensa nisso, mas eu não gosto do que ele quer", conta entre risadas. "A gente se diverte. Brinco que ele terá que encontrar outra esposa se continuar com essa ideia. Eu, particularmente, quero pensar nisso depois do bebê estar na minha barriga ou de ver o seu rostinho. Acho que é um processo, acredito que vou sentir, deve acontecer naturalmente”, analisa.

Fernanda Garay e o marido se casaram em 2017 (Foto: Arquivo Pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Expectativa x realidade

Fernanda já tem a experiência de cuidar de oito sobrinhos, mas sabe muito bem que, na prática, a vida de tia é bem diferente da de mãe e brinca que, provavelmente, irá "pagar a língua" em relação à maternidade. Apesar disso, ela tem algumas ideias de como imagina sua futura criação. “Eu acho que um dos grandes aprendizado que o convívio com as crianças nos trouxe é que é difícil ser 100% regrada. Eu sou uma pessoa que não excluo nada e acho que tudo em exagero é complicado. A gente vai reproduzir o que a gente já faz, é uma das melhores estratégias na minha opinião. Sempre com equílibrio, cuidado e seguindo as recomendações dos médicos. Quero ser nossa melhor versão”, almeja.

Por ora, enquanto aguarda o tão esperado positivo, Garay tem aproveitado para se informar sobre o que irá encontrar pela frente, especialmente quanto ao nascimento do bebê. “Eu quero um parto humanizado, respeitando as vontades da mãe e da criança. Não quero colocar uma expectativa ou um objetivo porque sei que não temos controle do parto", pondera a atleta. Mas, se pudesse escolher, "gostaria de ter uma experiência natural, sem intervenções, sem hora marcada, porém no hospital, pois sei que a cesariana é uma cirurgia que salva vidas e eu quero preservar a minha saúde e a do meu filho”, finaliza.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/10/fernanda-garay-todos-estes-anos-eu-me-dediquei-100-ao-volei-minha-familia-ficou-em-segundo-plano-nao-sei-se-vou-conseguir-deixar-meu-filho.html