Wednesday, October 27, 2021

Comitê da FDA recomenda vacina contra covid da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

https://ift.tt/2ZCESIy

Um comitê de especialistas do órgão regulador de alimentos e medicamentos (FDA) dos Estados Unidos recomendou que a instituição autorize a vacina da Pfizer contra covid para uso em crianças de cinco a 11 anos. Os especialistas da instituição votaram nesta terça-feira (26), sendo 17 deles favoráveis a autorização e uma abstenção. O imunizante precisa agora receber a autorização definitiva da FDA, o que deve ocorrer nos próximos dias, seguindo a orientação do comitê de especialistas.

Veja como vacinar as crianças com segurança na pandemia (Foto: Getty)

 

A expectativa é de que a vacina contra covid esteja disponível para crianças de cinco a 11 anos nos EUA já no começo de novembro. A dose para essa faixa etária será de dez microgramas, um terço do dos 30 microgramas administrados nos adultos. “O nível de dose de 10ug foi escolhido como ideal por provocar respostas imunes robustas com um perfil de segurança aceitável”, disse a Pfizer em nota.

Assim como a vacinação dos adultos, a das crianças ocorrerá em duas etapas com um intervalo de pelo menos três semanas entre as doses. Na reunião com a FDA, a Pfizer apresentou dados de estudos comprovando a eficácia e segurança da vacina para essa faixa etária. De acordo com as informações da empresa, a vacina é 90% eficaz na prevenção da covid em crianças de cinco a 11 anos por pelo menos quatro meses depois da segunda dose, sem quaisquer efeitos colaterais graves, exceto casos raros de miocardite em jovens do sexo masculino.

Casos de miocardite, ou inflamação do coração, em homens e adolescentes foram registrados ao redor do mundo depois da aplicação de vacinas contra covid de mRNA como a das fabricantes Pfizer e Astrazeneca. Embora a probabilidade de desenvolver a inflamação seja muito maior após contrair o vírus do que ao ser vacinado, o risco ainda existe. De acordo com a Pfizer, a maioria dos casos de miocardite acompanhados se resolveram rapidamente e não representaram perigo significativo para a saúde dos jovens, tornando a relação entre risco e benefício favorável à vacinação.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/10/comite-da-fda-recomenda-vacina-contra-covid-da-pfizer-para-criancas-de-5-11-anos.html