Cada casa brasileira tem – ou deveria ter – seu jeito favorito de comer mandioca. Na minha, é cozida até quase desmanchar e servida com um pedaço de manteiga derretendo por cima. Mas gosto de variar. Às vezes, troco a manteiga por mel. Aí, ganho um lanche doce ou uma sobremesa. Outras vezes, testo novidades. Dia desses, foi a vez de fazer panquequinha de mandioca assada com alho tostado, receita recomendada por uma seguidora do Instagram. Adorei. Depois, adaptei e fiz essas meias-luas com molho de iogurte para o lanche do meu filho.
Comida caseira é adaptável por definição, porque a vida da gente não é livro de receitas. Cada casa é de um jeito. Um dia, temos todos os ingredientes pedidos no preparo, no outro, não. Um dia, tem um pouco mais de tempo, outro, parece que já começa atrasado. Um dia, precisamos de uma ideia para o almoço, outro, para o lanche, outro, para o jantar. Fique à vontade para improvisar em cima deste bolinho.
Se não tiver cortador de biscoito em formato de meia-lua, use um copo e faça luas inteiras. Ou nem se preocupe com o formato e vá de panquequinha estilo livre. Se não tiver cebolinha ou páprica, aproveite as ervas ou outros temperos que já tiver. Está sem o iogurte? Pule a parte do molho. Mas uma dica: tenha mandioca cozida. Porque ela é a base desses bolinhos, que podem ser lanche ou acompanhamento, e também rende uma infinidade de preparos, de sopa a escondidinho. E também porque, segundo a nutricionista Maria Fernanda Naufel (SP), “a mandioca é uma excelente opção de carboidrato, com índice glicêmico controlado”. Sobre esta receita, a especialista recomenda observar, por causa do molho de iogurte, se a criança não tem intolerância à lactose. “Os ingredientes são todos saudáveis”, aprova. Quer mais motivos para fazer? É uma delícia! E a mandioca é, como dizia o historiador Luís da Câmara Cascudo, a rainha do Brasil.
RECEITA
Ingredientes
350 g de mandioca cozida, bem macia
1 dente de alho
1 pote de iogurte natural
1 talo de cebolinha
1 pitada de páprica doce
Sal a gosto
Azeite
Modo de preparo
Drene o excesso de soro do iogurte: sobre uma tigela, posicione uma peneira com um pano de cozinha limpo ou um filtro de café com porta-filtro; despeje o iogurte no pano ou no filtro, e deixe escorrendo por pelo menos uma hora na geladeira. Amasse a mandioca com um garfo – é mais fácil se ela estiver quente. Misture o alho picado e uma pitada de sal. Aqueça um fio de azeite em uma frigideira antiaderente. Espalhe metade da massa de mandioca na frigideira, formando uma panqueca de cerca de 1 cm de altura. Doure de um lado, depois vire com a ajuda de uma espátula, e doure o outro lado. Prepare outra panqueca com o restante da massa. Com um cortador de biscoito, corte as meias-luas na massa. Sirva as meias-luas acompanhadas do iogurte drenado e temperado com um pouco de sal, azeite, páprica doce e cebolinha picada.
Tempo de preparo: 1h30min
Rendimento: 10 porções
A partir de 1 ano
Saiba como acessar todo o conteúdo exclusivo da CRESCER aqui
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2021/07/receita-meia-lua-de-mandioca-com-molho-de-iogurte-cremoso.html