Tuesday, July 27, 2021

Olimpíadas: organizadores justificam decisão de separar bebês que ainda são amamentados de mães atletas

https://ift.tt/3zBlzMu

A organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se envolveu em mais uma polêmica sobre atletas que ainda amamentam e seus bebês. Os organizadores disseram, que tentaram encontrar soluções para o caso, após a nadadora Ona Carbonell, da Espanha, ter deixado seu filho em casa para poder competir. As mães atletas que amamentam puderam levar seus bebês para Tóquio em caráter de exceção, já que todos os outros familiares de competidores foram proibidos, mas os pequenos não podem se hospedar na Vila Olímpica com elas. 

Restrições pela Covid-19 impossibilitam mães atletas de ficarem com os filhos em Tóquio 2020 (Foto: Wendy Wei/Pexels)

 

Restrições contra a Covid-19 estão sendo aplicadas na capital japonesa enquanto ela enfrenta um aumento de novos casos. Os participantes dos Jogos Olímpicos estão sob protocolos rígidos para minimizar o risco de infecção e sua disseminação. "Tentamos encontrar soluções para as mães atletas que amamentam”, afirmou o diretor executivo dos Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, em entrevista coletiva.

 

Os organizadores disseram que uma área na Vila Olímpica está disponível para que as atletas possam amamentar seus filhos em segurança. Os bebês, no entanto, devem ficar em acomodações particulares, fora da Vila, ponto que foi criticado pela nadadora espanhola.

“Se eu fosse amamentar meu filho Kai sempre que ele precisasse durante o dia, teria que deixar a Vila Olímpica e ir para o hotel, arriscando a minha saúde e a da minha equipe”, disse ela.

O porta-voz dos Jogos de Tóquio, Masa Takaya, afirmou que as medidas em relação aos bebês que ainda mamam são importantes no combate à covid."Discutimos muito sobre como poderíamos ter um bom equilíbrio entre entregar o ambiente mais seguro e protegido e atender aos pedidos especiais dos Comitês Olímpicos Nacionais. Temos certas orientações para permitir que os atletas viajem com seus filhos para o Japão. Dada a situação, os bebês não podem ter acesso dentro da Vila”, explicou. 

Até o momento, já foram registrados mais 120 casos de Covid-19 em pessoas relacionadas aos Jogos Olímpicos. Alguns deles são atletas, que não puderam ou não poderão competir por causa do diagnóstico.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/olimpiadas-organizadores-justificam-decisao-de-separar-bebes-que-ainda-sao-amamentados-de-maes-atletas.html