Saturday, July 10, 2021

“Angustiante”, diz Malvino Salvador sobre a internação do filho Rayan

https://ift.tt/3k2Hg3F

O ator Malvino Salvador usou o Instagram neste sábado (10) para compartilhar a melhora no estado de saúde do filho Rayan, de 6 meses, internado por causa de um quadro agudo de bronquiolite. O menino deu entrada no hospital na última segunda-feira (5) e está utilizando suporte de oxigênio por causa da dificuldade para respirar.

Malvino e o filho Rayan (Foto: Reprodução Instagram)

 

Ao refletir sobre os dias difíceis que a família tem passado, Malvino escreveu: “Quem é pai e mãe entende a angústia de ver um filho adoecer. Nós, aqui em casa, sempre estamos atentos com a saúde dos nossos filhos. Cuidamos da alimentação deles, buscamos criar uma rotina prazerosa, trabalhamos o emocional, incentivamos o esporte e permanecemos em contato com excelentes profissionais que nos orientam no sentido de buscar um caminho saudável e feliz para eles. Mesmo assim, inevitavelmente há momentos que fogem ao nosso controle, como foi no caso do nosso campeão Rayan”.

O ator fez ainda um alerta sobre a bronquiolite: “Essa doença é séria e os pais tem que estar muito atentos, principalmente nesta estação do ano, onde ela aparece com frequência. É angustiante! Ele precisou ser internado na segunda, mas graças à Deus, desde ontem, vem melhorando gradativamente. Em breve estará em casa!”.

Malvino aproveitou a postagem para agradecer pelo carinho que a família vem recebendo. “Quero agradecer muito à família, aos amigos e a todos que estão vibrando positivamente pela melhora do nosso campeão! Quero agradecer também pelas mensagens de suporte que recebemos! Nos fortalecemos muito com o carinho de todos!”, escreveu.

Casado com com Kyra Gracie, o ator é pai também de Ayra, de 6 anos, e Kyara, de 4.

O que é bronquiolite?

Bronquiolite é uma doença infecciosa comum, inflamatória, aguda, que envolve as vias aéreas inferiores (bronquíolos). A causa é viral, sendo o principal agente o vírus sincicial respiratório (VSR), mas vários outros vírus também podem causar o mesmo quadro (Influenza, adenovírus, rinovírus). O vírus causa inflamação das pequenas vias respiratórias que bloqueia de forma parcial ou completa os bronquíolos, ocasionando tosse. Os principais sintomas incluem coriza, tosse e cansaço. Pode ou não haver febre. A bronquiolite é muito comum em crianças até dois anos de idade e de ocorrência sazonal, mais comum na época de outono e inverno no Brasil.

A grande maioria dos casos é leve e se resolve espontaneamente em até 7 a 10 dias apenas com uso de sintomáticos (hidratação, lavagem nasal e inalação, quando indicada pelo especialista). No entanto, parte dos casos pode apresentar piora e complicações (cansaço intenso, necessidade de suporte de oxigênio), sendo indicada a internação hospitalar, que nos casos graves podem necessitar de UTI e suporte ventilatório. Há grupos com maior risco de complicações como cardiopatas, prematuros, portadores de doenças pulmonares crônicas da prematuridade ou broncodisplasia pulmonar. Parte dos casos pode evoluir para o estado de bebê chiador, caracterizado por crises de chiado recorrentes (crises de sibilância) e nestes casos há necessidade de se instituir tratamento para as crises e também preventivo, para que esses episódios não se repitam, ou pelo menos, tenham menor intensidade. Daí a importância de seguimento pediátrico de rotina.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/angustiante-diz-malvino-salvador-sobre-internacao-do-filho-rayan.html