Saturday, July 10, 2021

Estimular os bebês de até 3 meses a estender as mãos contribui para desenvolvimento motor e cognitivo, diz estudo

https://ift.tt/3xAEI0o

Recém-nascidos e bebês de até três meses devem ser estimulados a segurar objetos, segundo um estudo brasileiro recém-publicado na revista científica Infant Behavior & Development. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) comprovaram que esse tipo de estímulo ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e social dos pequenos. 

Brincadeiras são ótimas formas de estimular o desenvolvimento do bebê (Foto: Getty Images)

 

Os autores do estudo fizeram uma revisão da literatura científica sobre o assunto e defenderam que os bebês sejam incentivados desde cedo a usar as mãos. "Os cuidadores geralmente os estimulam depois de aprenderem o movimento de alcance. Nós propomos o oposto: encorajá-los a estender a mão antes que eles aprendam a fazer por conta própria", explicou Priscilla Ferronato, professora do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista (UNIP) de São Paulo e uma das autoras.  

Para isso, a sugestão dos cientistas é que as famílias façam exercícios de estimulação com os pequenos. Um exemplo é oferecer um dedo para o bebê segurar e sorrir na sequência, para reforçar a relação entre o toque e o estímulo visual. Outro é colocar as mãos da criança em uma superfície lisa e depois em um objeto de superfície rugosa para induzir a consciência da diferença entre agarrar e segurar. 

"Uma pesquisa publicada desde 1970 mostrou que os bebês podem copiar as expressões faciais assim que nascem. Sugerimos que eles imitem as ações motoras manipulativas tanto quanto as expressões. Quando os bebês veem os adultos usando as mãos, eles copiam os movimentos, e isso ajuda eles usam suas próprias mãos ", disse Priscilla. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/estimular-os-bebes-de-ate-3-meses-estender-maos-contribui-para-desenvolvimento-motor-e-cognitivo-diz-estudo.html