Friday, July 23, 2021

Medalhista olímpica conta detalhes sobre a rotina de treinos: "Só conseguia treinar quando meus filhos dormiam"

https://ift.tt/3kTEheb

Nesta sexta-feira (23), a britânica Helen Glover, 35, realizará um sonho que parecia muito distante um ano atrás. Às 21h30 (horário de Brasília), ela estreia nas Olimpíadas de Tóquio e se torna a primeira mulher da equipe de remo do Reino Unido a participar de uma competição olímpica depois de ter se tornado mãe. 

Helen Glover ao lado dos filhos Logan, 3, e os gêmeos Bo e Kit, 1 (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Em entrevista ao podcast The Olympic Mile, a atleta contou os desafios que teve de enfrentar para conquistar uma vaga nos jogos, enquanto conciliava a rotina de treinos e os cuidados com as crianças. Ela é mãe de Logan, 3, e dos gêmeos Bo e Kit, 1. 

Em sua carreira, Helen já havia conquistado medalhas de ouro nos Jogos de Londres 2012 e do Rio 2016, mas estava afastada da equipe de competições há quatro anos, quando engravidou do primeiro filho. De lá para cá, manteve uma rotina de treinos, mas não com o mesmo objetivo de antes. "Desde a minha última Olimpíada, não continuei remando e nem andei de barco a remo. Eu mantive a forma, mas deixei o esporte para trás e foquei em começar uma família", disse.

+ Olimpíadas: "Minha filha de 1 ano pede sempre para ligarem pra mim: “celular – mamãe – Japão”, diz diretora de comunicação do COB

Em janeiro, a atleta compartilhou a notícia de que havia mudado de ideia e voltaria a treinar para tentar uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Numa publicação feita no Instagram, ela comentou dos desafios que teria de enfrentar para conseguir conciliar a carreira no esporte e a educação dos três filhos. 

"Ser a melhor mãe possível é sempre a minha prioridade, mas estou ansiosa para tentar ser também a melhor atleta que eu puder. Essa jornada será diferente, com noites sem dormir, horários cronometrados para cochilos e priorizando abraços. Ser a primeira mãe a fazer parte da equipe olímpica de remo do Reino Unido e mostrar para os meus filhos que eles podem conquistar o que quiserem é uma grande motivação", escreveu. 

Helen diz que precisou adaptar a rotina de treinos para poder cuidar das crianças: "Em algumas noites eu tinha uma ou duas horas de sono" (Foto: Reprodução/Instagram)

 

A mudança de planos aconteceu de forma muito natural, segundo Helen. Ela disse que começou a pensar na possibilidade de voltar para o esporte competitivo apenas em dezembro de 2020. "Nenhuma mulher jamais voltou para a equipe olímpica de remo depois de ser mãe. Isso começou a me incomodar e eu decidi, ok, se ainda estou treinando, ainda estou gostando e se as crianças estão felizes, então voltarei para o time", lembrou. 

Agora, com três crianças pequenas em casa, a rotina de treinamentos também precisa ser diferente do que era antes. "Quando os bebês cochilavam, eu fazia um pouco de exercício. Assim que eles iam dormir, eu ia para a máquina de remo e só parava quando eles acordavam. Em algumas noites eu tenho só uma ou duas horas de sono. É muito café envolvido, mas ainda acho que tem alguma coisa na maternidade que te motiva a continuar. Eu jamais faria isso antes das crianças, então acho que há algo sobre essa coisa da força de ser mãe."

Helen estreia nos Jogos de Tóquio nesta sexta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília). 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/medalhista-olimpica-conta-detalhes-sobre-rotina-de-treinos-so-conseguia-treinar-quando-meus-filhos-dormiam.html