Monday, July 19, 2021

Exposição à poluição do ar pode estar relacionada a pior desempenho na escola, sugere estudo

https://ift.tt/3teTmYi

Muitos fatores podem influenciar o desempenho escolar das crianças: o ambiente familiar, o apoio dos pais, a saúde emocional, o tempo em frente às telas... E, agora, também a poluição do ar. Foi isso o que sugeriu um estudo recém-publicado na revista científica Environmental Research. Os pesquisadores concluíram que a exposição à poluição na gravidez e nos primeiros anos de vida pode estar ligada a uma maior dificuldade de aprendizado no futuro.

Estudante de 12 anos processa escola por exigir uso de máscara facial na pandemia (Foto: Getty)

 

Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia (EUA) acompanhou 200 crianças da cidade de Nova York, desde a gestação. Quando as mães estavam no terceiro trimestre da gravidez, foram coletadas amostras de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HPAs), compostos presentes no ar poluído. Depois, as crianças passaram por testes de desempenho acadêmico aos 10 e aos 13 anos de idade. 

Os resultados sugeriram que aquelas crianças que foram mais expostas à poluição durante a gravidez tinham mais dificuldade de aprendizado e pior desempenho acadêmico no fim da infância e no começo da adolescência. 

“Este estudo contribui para ums crescente base de literatura que mostra os efeitos deletérios à saúde da exposição pré-natal à poluição do ar sobre a saúde infantil, incluindo o desempenho acadêmico. A redução dos níveis de poluição do ar pode prevenir esses resultados adversos e levar a melhorias no desempenho acadêmico das crianças", explica Julie Herbstman, uma das autoras.

Segundo ela, isso acontece porque a poluição pode influenciar o controle inibitório das crianças. Ou seja, a habilidade de controlar respostas automáticas e, então, criar soluções criativas para se adaptar aos desafios que determinada situação impõe. 

Para Amy Margolis, outra pesquisadora que participou do estudo, essa descoberta pode ajudar famílias e educadores a pensarem em novas abordagens para tratar crianças com dificuldades de aprendizado. “Problemas acadêmicos relacionados a fatores ambientais podem exigir intervenção focada em problemas de controle inibitório", diz. "É uma saída ao invés de pensar apenas em tratar questões relacionadas ao conteúdo progmático, como é típico nesse tipo de intervenção."

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/exposicao-poluicao-do-ar-pode-estar-relacionada-pior-desempenho-na-escola-sugere-estudo.html