Friday, July 9, 2021

Síndrome de Couvade: homens com sintomas da gravidez

https://ift.tt/36nXcFF

Ganho de peso, ânsia, vômitos, alterações no apetite e no humor, insônia, ansiedade, desconforto nas mamas, vontade de ir ao banheiro toda hora e aumento do volume abdominal. Os sintomas da gravidez não são exclusivos das mulheres. Em alguns casos, os homens também podem senti-los, caracterizando o que a ciência chama de Síndrome de Couvade.

Empatia pode levar a sintoma físicos (Foto: Pixabay)

 

Ela é uma resposta física do parceiro à gravidez da companheira. “É uma resposta adaptativa à transição para a paternidade, que compõe o árduo trabalho de acomodar a experiência de receber uma criança na própria experiência existencial do homem”, explica a psiquiatra Patrícia Piper Ehlke, especialista em Psiquiatria e Psicologia Perinatal.

A médica avalia a síndrome como uma resposta empática à gestação e ao nascimento do bebê. “A empatia é uma função muito elaborada entre os seres humanos, que diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro e inferir estados emocionais, é a habilidade de conhecer a consciência do outro e raciocinar de maneira próxima a ponto de levar a compreensão entre as pessoas”, observa.

Ela lembra que, durante a gestação, todo o sistema de empatia, que chamamos de sistema de Teoria da Mente, se especializa, ou seja, biologicamente, o cérebro da mulher se altera estruturalmente para que as funções relacionadas à empatia se potencializem.

“Ocorre um profundo processo de apoptose celular, mielinização e alterações nas células da glia nessas áreas, que inclusive pode ser detectado por exames simples, como ressonância nuclear magnética. É uma constatação evolutiva bastante impressionante: do que precisa um bebê além de alguém que procure entender suas demandas? E se isso ocorre com as mulheres quando viram mães, por que não poderia ocorrer com os homens que viram pais?”, ressalta Patrícia.

A empatia, no entanto, precisa ser mútua já que, em geral, a síndrome de Couvade é a sensação intensa de conexão que o homem sente com a gestante. “Ele sente sensações que compartilha com ela, um estado empático por excelência.”

 

A biologia da paternidade

A paternidade, recorda a médica, também envolve uma cascata de eventos biológicos, como: diminuição da testosterona e do estradiol e aumento da prolactina e, muito provavelmente, alterações no cérebro que ainda não conhecemos. “Então sim, a síndrome de Couvade, como uma resposta adaptativa à transição a paternidade, pode ter uma base biológica.”

Nós, entretanto, não somos apenas proteínas e arranjos químicos, diz Patrícia. “Somos o resultado da complexidade da cultura, do nosso próprio inconsciente e como essas forças operam em nós. Numa sociedade marcadamente patriarcal, homens não estão autorizados a vivenciar a paternidade com afeto e apego, muito menos manifestar suas inseguranças e ambivalências. Isso pode gerar uma sensação forte de exclusão do processo de gestação e parto e as sensações psicossomáticas da síndrome de Couvade podem funcionar como um lembrete: você também é frágil e não tem a menor ideia do que a chegada desse bebê vai fazer com você.”

Além disso, a história pessoal do homem também está em jogo quando ele se torna pai. “Ele pode vivenciar uma imensidão infinita de emoções confusas e paradoxais e essas podem se expressar no corpo. Somente a escuta da subjetividade que está posta ali pode dar as pistas para a compreensão do que esse homem está vivendo.”

Não há, na literatura, um perfil para a pré-disposição à síndrome, mas ela costuma se apresentar com gestações de risco e bebês prematuros. “Os sintomas costumam ser mais intensos no primeiro e no terceiro trimestre de gestação e melhoram após o nascimento”, completa a psiquiatra.

A profissional observa que isso pode acontecer inclusive entre irmãos. “Não é o laço amoroso ou a experiência de uma gestação anterior que influencia a vivência da síndrome de Couvade, mas como cada um, em sua subjetividade, lida com a experiência da parentalidade em si”, conclui a psiquiatra.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2021/07/sindrome-de-couvade-homens-com-sintomas-da-gravidez.html