Tuesday, November 10, 2020

SP prorroga multivacinação e campanha contra pólio até esta sexta (13)

Girl receives anti-polio vaccination drops. (Foto: Getty Images)

 

A Secretaria da Saúde de São Paulo prorrogou, até esta sexta-feira (13), as Campanhas de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação – esta última criada para atualizar as carteirinhas de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. De acordo com a pasta, menos de 50% do público-alvo foi vacinado no estado, e  1,1 milhão de crianças menores de 5 anos ainda precisam ser imunizadas contra a paralisia infantil. A meta da imunização contra pólio é de 95%.

LEIA TAMBÉM: Guia tira-dúvidas sobre vacinação infantil

“Reforçamos o pedido para os pais e responsáveis para que levem os menores de 14 anos aos postos de vacinação para a atualização das carteirinhas e imunização contra poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenirmos diversas doenças graves que podem ser fatais”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

+ O calendário de vacinação deve aguardar o fim da quarentena?

No total são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A. Além disso, neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Um profissional do posto é responsável por avaliar quais doses são necessárias a cada criança, seja por atraso, falta ou necessidade de reforço.

+ Ministério da Saúde vai lançar carteira de vacinação digital

Situação em outros estados

Embora a campanha nacional não tenha sido prorrogada, vários estados e municípios pelo país decidiram estender a vacinação, a fim de aumentar a adesão. É o caso, por exemplo, da Bahia (até 30 de novembro), Rio Grande do Sul (até 21 de novembro), Paraíba (até 20 de novembro), Brasília (até 27 de novembro), Amazonas (até 30 de novembro), Minas Gerais (até 20 de novembro), além de algumas cidades do Piauí (até 25 de novembro em Teresina) e do Rio de Janeiro (até 27 de novembro em Nova Friburgo e Angra).

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/11/sp-prorroga-multivacinacao-e-campanha-contra-polio-ate-esta-sexta-13.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...