Dor nas costas não é só coisa de adulto. Recentemente, a revista Spine publicou um estudo mostrando que mais de um terço da população entre 10 e 18 anos pode apresentar incômodos na região das costas em algum momento. Os pesquisadores analisaram dados de quase 4 mil participantes nos Estados Unidos e observaram que as dores ficavam mais frequentes conforme as crianças cresciam.
Os motivos são muitos: má postura, excesso de peso na mochila da escola, obesidade… “Dor nas costas em crianças merece atenção, mas não é motivo para desespero. Se ela se tornar algo recorrente, aí, sim, é necessário ajuda profissional”, diz o ortopedista Raphael Marcon, do HCor (SP), especialista em coluna.
Apesar de a pesquisa ter sido feita com crianças maiores, a partir de 5 anos já é possível que o seu filho sofra com dores, por isso é fundamental incentivar bons hábitos desde cedo. Acenda o alerta vermelho se a dor vier acompanhada de febre ou incômodo nos membros inferiores, que podem sugerir infecções.
Como prevenir a dor nas costas
• Posição certa
Oriente seu filho, desde pequeno, a manter as costas eretas e os braços apoiados na mesa de estudos. No começo, pode ser difícil, então, seja persistente e avise sempre que o vir com as costas curvadas.
• Menos telas
Limite o tempo de uso dos eletrônicos. Mexer no celular, no videogame ou no computador por longos períodos pode sobrecarregar a coluna e causar dor.
• Mochila leve
A bolsa da escola não deve ultrapassar 10% do peso da criança, e precisa sempre ser ajustada nos dois ombros. Monitore para que seu filho carregue apenas o essencial.
• Atividade física
Incentive o pequeno a se exercitar — mas sempre com moderação, é claro, já que o excesso de esforço também pode ser prejudicial às articulações.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/noticia/2020/11/como-prevenir-dor-nas-costas-em-criancas.html