Um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (16) pela Universidade de Oxford concluiu que o tempo gasto em jogos de videogames pode estar positivamente associado ao bem-estar. Para a análise, os pesquisadores analisaram dados de dois populares jogos virtuais: Plants vs Zombies: Battle for Neighbourville e Animal Crossing: New Horizons.
LEIA TAMBÉM: Jogo de videogame desenvolvido para ajudar crianças com TDAH pode ser prescrito como "medicamento" nos EUA
Ao todo 3.274 jogadores preencheram questionários com a finalidade de medir as experiências motivacionais durante o jogo, e os desenvolvedores dos games compartilharam informações sobre o tempo e desempenho dos jogadores. O estudo analisou como o tempo de jogo pode estar associado com a sensação de satisfação, além de explorar as experiências dos jogadores com sentimentos de autonomia, relacionamento social, desenvolvimento de competências e sensação de prazer.
+ Xbox lança aplicativo para ajudar pais a gerenciar tempo das crianças no videogame
A pesquisa concluiu que os jogadores que estavam se divertindo com o jogo experimentam uma sensação de bem-estar mais positiva. Por outro lado, pessoas que jogaram para "fugir dos problemas do mundo real” relataram estar menos satisfeitas com a experiência proporcionada pelo jogo.
Além disso, o estudo afirma que experiências de conexão social com outras pessoas por meio dos jogos podem contribuir mais para a sensação de bem-estar do que a quantidade de tempo jogado.
“Nossas descobertas mostram que os videogames não são necessariamente ruins para a saúde; existem outros fatores psicológicos que têm um efeito significativo no bem-estar de uma pessoa. Na verdade, jogar pode ser uma atividade que se relaciona positivamente com a saúde mental das pessoas - e a regulamentação dos videogames pode reter esses benefícios dos jogadores”, afirma o professor Andrew Przybylsk, diretor de pesquisa do Instituto de Internet de Oxford e principal autor do estudo.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/11/estudo-sugere-que-jogar-videogame-pode-trazer-beneficios-saude-mental.html