Um grupo de cientistas independentes do Reino Unido elaborou uma série de recomendações para que os festejos de Natal deste ano sejam seguros às famílias – em meio a um novo aumento de casos do novo coronavírus em várias partes do mundo. A principal sugestão – levando em conta a importância do distanciamento social, ventilação e higiene – são celebrações ao ar livre.
LEIA TAMBÉM: Natal em tempos de pandemia: shoppings nos EUA terão ‘barreira’ entre Papai Noel e crianças
“Independentemente de saber se a mistura doméstica é possível ou não, devemos desenvolver formas de celebrar que mantenham a nós mesmos, nossas famílias e nossa comunidade mais seguros”, escreveu a equipe do Independent Sage, em um documento publicado nesta segunda-feira (23).
Como já se sabe que a transmissão interna é um fator-chave na disseminação do coronavírus, os cientistas sugerem duas abordagens principais para manter o Natal seguro - reuniões online ou ao ar livre, e a redução dos riscos para reuniões que precisarem ocorrer dentro casa.
+ Guia do CDC desencoraja viagens para festas de fim de ano
O ideal, segundo os especialistas, seriam encontros em locais a céu aberto - o que facilita a manutenção de uma distância de mais de 1,5 metro entre as pessoas -, com cada um levando suas próprias bebidas e copos, além de guloseimas festivas, como tortas, já cortadas, evitando o uso de talheres e pratos.
Para os casos em que os encontros dentro de casa são inevitáveis, os cuidados com distanciamento e o não compartilhamento de copos e talheres devem se somar à atenção à higiene e à ventilação dos ambientes.
“Qualquer relaxamento durante o Natal levará a alguns aumentos de casos e, portanto, fatalidades”, diz o professor Paul Hunter, da University of East Anglia.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/11/cientistas-sugerem-natal-ao-ar-livre-para-manter-seguranca-em-meio-pandemia.html