O primeiro aniversário de um filho é um momento inesquecível para os pais e no caso da pequena Iris, de Worcestershire, Inglaterra, que comemorará a data neste sábado (21) o momento é ainda mais especial. Quando ainda estava no útero, na sexta semana gestação, os médicos detectaram que ela tinha algumas más-formações e estava com fluido nos pulmões e informaram aos pais que a chance de a bebê sobreviver era mínima.
“Minha gravidez foi extremamente estressante a partir daquele momento”, disse Emma Griffin, 42, mãe de Iris, ao Worcester News. “Tínhamos perdido um bebê durante a gestação apenas alguns meses antes. Iris era nosso bebê arco-íris, mas não sabíamos o quanto ela seria um milagre! Tive que fazer uma cirurgia enquanto ela estava no útero para tentar drenar o fluido de seus pulmões. Acabei tendo fortes contrações quando tinha 28 semanas e sangrei muito, então corremos para o Hospital Worcestershire Royal e em uma hora e meio ela nasceu em uma cesariana de emergência”.
Emma conta que, desde os primeiros dias, a fragilidade da saúde da filha inspirava cuidados. "Foi difícil desde o início. Com poucos dias precisou ser transferida para um Hospital de Birmingham por causa de um pulmão colapsado. Com duas semanas de idade, teve pneumonia. Toda vez que pensávamos que ela estava melhorando, outra coisa acontecia e nos dizia para esperar pior. Perto da virada do ano, ela ficou muito doente, teve uma infecção e disseram que ela não sobreviveria. Ela chegou a ter uma parada cardíaca, mas conseguiram reanimá-la. Foi muito difícil, estávamos com medo. Não pudemos pegá-la no colo até os quatro meses, mas não desistimos e ela continuou lutando. Ela é muito forte. "
Os orgulhosos pais finalmente puderam levar Iris para casa em março deste ano, dois dias depois de a quarentena por causa da covid-19 ser declarada no Reino Unido. Lá, a pequena conheceu seus quatro irmãos mais velhos. "A Iris obviamente é muito vulnerável, mas sentimos que era uma injustiça não poder comemorar com toda família depois de tudo que passamos. Existem alguns familiares que ainda não a conhecem. Queríamos ter feito uma grande festa de boas-vindas, mas é claro, não foi possível. Agora, pouco antes de seu primeiro aniversário, estamos presos novamente! É uma pena, realmente queríamos comemorar esta conquista maravilhosa”, disse Emma.
Para a mãe, a recuperação de Iris tem sido “inacreditável”. “Ninguém imaginou que ela pudesse chegar aonde está agora. A vida dela está em risco desde sempre, disseram-nos que ela nunca seria capaz de andar ou falar, mas agora já consegue sentar, está começando a engatinha e já disse sua primeira palavra, 'papai'. Estamos muito orgulhosos do nosso bebê milagre, ela é uma alegria, estamos ansiosos para comemorar seu primeiro aniversário em família."
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/11/bebe-milagre-contraria-previsao-de-medicos-e-comemora-primeiro-aniversario.html