Fotos vencedoras de concurso internacional capturam as emoções do parto sem filtro
O parto é uma jornada transformadora que vai muito além da imagem do bebê limpo e fofo, enrolado em um cobertor nos braços da mãe. Mostrando a realidade sem filtro desse momento poderoso, as fotografias premiadas no Concurso Internacional de Imagens do Nascimento deste 2020 (BPIIC), que teve o resultado divulgado nesta terça (10), exploram as lágrimas, o sangue, a dor e é claro, o afeto entre as famílias.
Fundado pela fotógrafa australiana Lacey Barratt, 33 anos, de Melbourne, na Austrália, o concurso tem como objetivo incentivar o trabalho dos profissionais que se dedicam a registrar esse momento tão especial. O júri foi composto por 14 juradas com experiência na área que escolheram como vencedoras: em primeiro lugar a holandesa Renate Van Lith, de Amsterdã, em segundo lugar a americana Jenna Nord de Montana, e em terceiro lugar, a também americana Diane Hinek, da Califórnia.
No total, 216 trabalhos foram enviados para avaliação das juradas, incluindo participantes do Brasil e de países como Portugal, França, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. Todos os registros estão disponíveis no site oficial do concurso. “Para mim, é muito importante promover esse concurso de fotografias de parto para dar legitimidade a essas imagens incríveis. Quando vemos essas imagens, podemos escolher como nos sentimos a respeito delas. E isso é poderoso”, disse em nota. A primeira colocada ganhou um prêmio de aproximadamente R$800, além de um curso de especialização em fotografia.
Confira algumas das fotos selecionadas pelas juradas: