Uma experiência escolar mostrou como é importante lavar as mãos e por que o álcool em gel não substitui a dupla clássica, formada por água e sabão. As fotos, publicadas por uma professora, viralizaram e ganharam ainda mais repercussão por conta do coronavírus. "Como alguém doente e cansada de ficar doente, lavem as mãos. Lembre seus filhos de lavarem as mãos - e, não, álcool em gel não é uma alternativa a lavar as mãos. Não mesmo!", escreveu a professora norte-americana Jarallee Annice Metcalf, no Facebook.
Em um projeto de ciências, os alunos pegaram fatias de pão e colocaram em saquinhos vedados para mostrar a diferença na proliferação de fungos e bactérias, dependendo da higienização. Uma das fatias foi passada direto para o saquinho, sem que ninguém a tocasse; outra foi tocada pelos alunos depois de lavarem as mãos com água e sabão; outra foi tocada pelos alunos depois de eles apenas as higienizarem com álcool em gel; outra foi tocada por todos sem lavar as mãos de jeito nenhum; outra foi passada na superfície de notebooks. Depois de 3 ou 4 semanas, os resultados apareceram, mostrando a diferença na deterioração de cada uma das fatias, de acordo com a manipulação que tiveram.
O experimento foi feito e divulgado no final do ano passado, mas, diante da mobilização mundial por conta do coronavírus, o post ganhou mais visibilidade agora. A publicação já teve mais de 71 mil compartilhamentos e continua viralizando. Lavar bem as mãos com água e sabão até a altura dos pulsos é uma das medidas de prevenção contra o COVID-19.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/03/experimento-escolar-mostra-o-efeito-de-lavar-ou-nao-maos-e-viraliza-em-tempos-de-coronavirus.html