Tuesday, March 17, 2020

Grávidas não transmitem coronavírus para bebês, sugere estudo

grávida (Foto: Pexels)

 

Publicado na revista científica Frontiers in Pediatrics, um estudo apontou que grávidas infectadas com coronavírus (COVID 19) não transmitiram o vírus para seus bebês. Os pesquisadores avaliaram quatro mulheres, em Wuhan, na China, local onde os primeiros casos da doença foram relatados. Todas as quatro mães foram infectadas sintomaticamente com COVID-19 durante seu terceiro trimestre.

Segundo o estudo, três dos bebês tiveram o consentimento dos pais para realizarem o teste e verificar a presença de coronavírus e nenhum foi diagnosticado com a doença. Quanto aos sintomas, os pesquisadores não identificaram o desenvolvimento de sintomas, como tosse, diarreia, e febre em nenhuma das quatro crianças. 

Apesar de ser muito cedo ainda para tirar conclusões sobre esse cenário, um outro estudo publicado no The Lancet, com nove grávidas, também sugeriu que o novo coronavírus não passaria de mãe para filho durante a gestação. As mulheres também eram de Wuhan, na China e tiveram pneumonia causada pelo COVID 19. Todas deram à luz por meio de cesariana.

Para a infectologista Mirian Dal Ben, do Hospital Sírio-Libanês (SP), ainda é muito cedo para se chegar a uma conclusão, mas essa é a única evidência que temos no caso das grávidas e, se observarmos o comportamento de outros coronavírus, realmente, a transmissão do vírus da mãe para o bebê não acontece.

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/03/gravidas-nao-transmitem-coronavirus-para-bebe-sugere-estudo.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...