Wednesday, March 18, 2020

Como introduzir práticas esportivas na vida das crianças

O esporte é uma ótima maneira de reforçar os vínculos entre pais e filhos (Foto: Getty Imagens)

 

Pais e filhos certamente têm objetivos diferentes ao buscar mover o corpo e se exercitar. Mas isso não significa que as atividades físicas tenham que ser um momento de distanciamento entre eles. Pelo contrário. Desde o nascimento do bebê até o fim da infância, por volta dos 12 anos, a família pode fazer desses hábitos saudáveis oportunidades de construir laços afetivos. E ainda entrar em forma juntos e evitar os males causados pela obesidade. Abaixo, a pediatra Clarissa Omori, da rede do plano de saúde premium Amil One, lista algumas maneiras de integrar adultos e crianças nas práticas esportivas.

BENEFÍCIOS
O hábito de praticar esportes traz muitas vantagens durante a infância, não apenas para a saúde. “São benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e social. Desde a descoberta do próprio corpo e dos limites; a aprendizagem sobre regras, respeito e colaboração com colegas; até o desenvolvimento da capacidade física, evitando assim inúmeras doenças associadas ao sedentarismo”, afirma a pediatra.

AMBIENTE
Hoje, as crianças passam muito tempo em ambientes fechados e diante de telas, principalmente nos centros urbanos. Portanto, na hora de se exercitar, o ideal é procurar ambientes externos onde os estímulos são mais ricos. Parques, ruas, piscinas e outras áreas ao ar livre devem ser exploradas, sobretudo nas férias e fins de semana.

PARCERIA
São muitas as possibilidades de compartilhar atividades em família. “Pular corda, jogar bola, brincar de pega-pega, brincadeiras na água e andar de bicicleta são clássicas, atemporais, fortalecem o vínculo entre pais e filhos. São boas para exercitar diversos grupos musculares, queimar calorias e o mais importante, se divertirem juntos”, lista Clarissa. Outros exercícios podem ser experimentados com mais conhecimento ou preparação do adulto, como ioga ou pilates, percorrer trilhas e circuitos.

IDADE
Exercícios e brincadeiras podem unir pais e filhos desde o nascimento. “A partir do momento em que a mãe é liberada para realizar atividades físicas, é possível colocar o bebê para participar. Junto ao pai, sempre”, recomenda. Dá para realizar caminhadas com o pequeno no colo e, depois, exercícios localizados. “A partir do momento que o bebê começa a sentar, engatinhar e andar, é possível iniciar as atividades na água e as brincadeiras com bolas. Conforme a criança vai crescendo, com o desenvolvimento da coordenação motora e da sua capacidade de compreensão, as atividades mais estruturadas tornam-se mais interessantes”. A médica indica, por exemplo, passos de dança em qualquer fase.

Caminha com o bebê no colo já é uma forma de integrar mães e pais com os filhos nas atividades físicas (Foto: Getty Imagens)

 

VARIAÇÃO
Crianças são naturalmente inquietas e curiosas. Portanto, o mais indicado é fugir de exercícios repetitivos e mecânicos e buscar diversidade. “A qualidade é mais importante que a quantidade. Variar os tipos de atividades e limitar cada uma a alguns minutos por dia pode ser mais proveitoso para pais e filhos”, explica a pediatra.

INTENSIDADE
Não adianta focar na performance de atleta e a eficiência do gasto calórico, como é comum entre adultos. Nada de querer, então, que seu filho seja um maratonista. “Dependendo da idade da criança e do tipo de atividade, pode não ser possível aumentar a intensidade até que se chegue a necessidade do adulto, principalmente se este já estiver habituado a realizar exercícios físicos de maior intensidade”, alerta.

LIBERDADE
Brincar livremente é algo que brota sem esforço na infância. O ideal é que elas tenham tempo para se expressar dessa forma natural, desenvolvendo corpo, mente e personalidade. “É onde elas se permitem explorar, analisar, ou simplesmente relaxar; criando um ambiente propício para a imaginação, a aquisição de novas habilidades e consolidação das já adquiridas”, diz a médica.

FREQUÊNCIA
Brincadeiras são positivas para o condicionamento físico, mas também vale manter uma rotina fixa de exercícios mais específicos. “ As crianças devem ser estimuladas a realizar atividades físicas estruturadas pelo menos três vezes na semana, e atividades lúdicas e brincadeiras diariamente”, ressalta Clarissa.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Amil-One-Criancas-e-esporte/noticia/2020/03/como-introduzir-praticas-esportivas-na-vida-das-criancas.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...