Muitas grávidas têm dúvida e acham que é perigoso tomar vacina contra gripe. Mas é justamente o contrário: a imunização é necessária e bastante segura. São usados vírus inativados, e a vacina previne as formas graves da doença, treinando as nossas linhas de defesa.“A única contraindicação é para alérgicas a ovo. Nesse caso, a gestante deve procurar orientação do obstetra”, diz Ellen Freire.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Por que é tão importante se imunizar? De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe pode se tornar mais grave em gestantes do que em mulheres não grávidas. Além disso, no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, elas estão mais propensas à internação hospitalar. A vacinação contra Influenza durante a gravidez protege a gestante, o feto e o bebê recém-nascido até os 6 meses, já que os anticorpos da mãe são transmitidos via placenta. Segundo os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, nos Estados Unidos, grávidas imunizadas em qualquer trimestre da gestação reduzem em até 40% o risco de hospitalização, caso tenham a gripe, e em até 72% o risco para o bebê com menos de 6 meses.
A campanha de vacinação contra gripe é realizada todos os anos, entre abril e maio. A deste ano foi adiantada e começa no dia 23 de março. E se você se vacinou no ano anterior, precisa ser imunizada novamente, porque o vírus Influenza tem alta capacidade de mutações. Então, todo ano a vacina é readequada. Não há exigência de comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a própria mulher informe o seu estado de saúde.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2020/03/gravidas-devem-tomar-vacina-contra-gripe.html