Thursday, March 19, 2020

Mãe que mora no Japão faz carta 'do futuro' sobre coronavírus: 'Sei o que você está passando'

A americana Elizabeth Quon publicou esta semana uma carta que parece ter sido escrita “do futuro”. Ela mora atualmente no Japão, e relata com tem sido atravessar o isolamento causado pela pandemia por coronavírus, as aulas suspensas e os filhos em casa e, principalmente, a tensão e o medo do desabastecimento.

“Como uma americana que mora no Japão, muitas vezes brinquei sobre viver no futuro, estando 13 a 14 horas à frente dos meus pais em Nova Orleans. Mas agora estou realmente vendo como é estar à frente no tempo, enquanto os EUA começam a enfrentar o que vivemos há semanas (...) Posso contar como serão determinadas partes do futuro. Eu posso compartilhar da perspectiva de um pai adaptado ao ensino à distância, enquanto meu filho entra em sua terceira semana de escola em casa”, escreveu.

A americana Elizabeth Quon escreveu relato sobre isolamento por coronavírus e início da normalidade no Japão (Foto: Reprodução/Facebook/Elizabeth Quon)

 

A carta foi publicada em seu blog pessoal, suas redes sociais e na comunidade online TODAY Parenting Team. No relato, ela descreve o medo nos primeiros dias de isolamento, e fala do movimento de normalidade voltando lentamente após algumas semanas.

“No final de fevereiro, quando o primeiro-ministro do Japão solicitou que todas as escolas do país fechassem até o final de março, pedindo às pessoas que trabalhassem remotamente, parecia que o fim estava próximo (...) Após os primeiros dias, a mania de acumular se dissipou. A cidade ficou muito mais silenciosa, o metrô ficou mais vazio, os festivais e celebrações foram cancelados. No Japão, o distanciamento social incentivado (não imposto) foi posto em prática, então eu entendo o que você está vendo, o que está ouvindo, o que está experimentando.”

Com as compras no mercado retomando seu ritmo habitual, a sensação de normalidade começou a tomar as ruas. “Você vai chegar lá também. As pessoas voltarão a fazer compras, você poderá passar um tempo com os amigos em sua casa ou em um local público, as escolas serão retomadas. Mas esse período foi um lembrete importante de que não importa onde estamos neste mundo, devemos cuidar um do outro.”

As crianças em casa também são um grande desafio, mas segundo Elizabeth estabelecer uma rotina e aproveitar os “passeios” culturais que podem ser feitos virtualmente ajudam a vencer essa etapa. “Sei que os primeiros dias serão os mais desafiadores, mas você vai superar (...) Este é um momento em que sentimos que não temos controle sobre nada, mas isso não é verdade. A forma como escolhemos passar pelo nosso novo (e temporário) dia a dia está completamente ao nosso alcance.”

“Não se esqueça de uma das melhores salas de aula, ao ar livre! Leve seus filhos (e você mesmo) para fora para trabalhar parte dessa energia. Limpe sua mente, redefina seu corpo, faça festas, faça exercícios no YouTube. Sua saúde física e mental é importante, e até 10 minutos ao ar livre ou em uma sala sozinha fará maravilhas”, sugere a mãe.

Elizabeth destaca ainda a chance de estar mais próxima dos filhos, de fazer refeições em família, já que estamos sendo levados a desacelerar. “Estamos recebendo um tempo que normalmente não é oferecido. De uma maneira segura, muitos de nós agora têm a oportunidade de se reconectar com a família, conversar com amigos, momentos para compartilhar com nossos filhos que em outra circunstância poderiam ter sido perdidos. (...) Este não é um pedido para você esquecer o que está acontecendo lá fora, mas também para não esquecer o que está acontecendo lá dentro.”

“Do fundo do meu coração, sei o que você está passando. Minhas orações são constantes, mas minhas esperanças permanecem altas. Vejo vislumbres da normalidade todos os dias, um retorno lento, mas constante. Ainda não chegamos, ainda há um caminho a percorrer, mas todas as manhãs parece um pouco mais perto (...) Vamos usar esse tempo para saborear o bem e aprender com as coisas que queremos mudar.”

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/03/mae-que-mora-no-japao-faz-carta-do-futuro-sobre-coronavirus-sei-o-que-voce-esta-passando.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...