Uma das dificuldades em controlar a pandemia de coronavírus em várias partes do mundo é a detecção da infecção pelo vírus. Saber exatamente quem tem ou tem o covid-19 ajuda a isolar mais acertadamente os indivíduos e impedir a rápida disseminação. A boa notícia é que pesquisadores brasileiros do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estão desenvolvendo um novo teste, quatro vezes mais barato que o PCR (utilizado atualmente) e que detecta o coronavírus em minutos.
O teste se baseia na cópia da proteína das pontas do vírus, as chamadas espículas. Essa cópia permite a detecção de anticorpos específicos. Agora, o teste está em fase de validação, com amostras de pessoas que testaram positivo ou negativo para o PCR. “O sistema imunológico das pessoas que foram infectadas com o vírus produzem anticorpos contra o vírus. Então, você, com uma gotinha de sangue da pessoa, consegue ver se o sangue tem anticorpos do vírus. Se tiver, vai reagir com a proteína do vírus que a gente está produzindo no nosso laboratório”, indicou Leda Castilho, professora da Coppe e uma das coordenadoras da pesquisa. Segundo ela, resultados conclusivos devem sair em 30 ou 40 dias.
Os pesquisadores da Coppe e do Instituto de Biologia da UFRJ estão buscando parceiros na indústria para o novo teste sorológico. A testagem maciça e o isolamento imediato de quem testar positivo foi a chave descoberta na Coreia para para frear a epidemia que, no início, estava descontrolada, disse Leda. “E tendo uma produção nacional, um desenvolvimento de uma universidade, transferindo para uma empresa nacional, a gente garante que esse teste não vai faltar”, completa. Além disso, como o teste é uma demanda mundial, a solução poderia ser exportada. Os pesquisadores esperam fortemente que o desenvolvimento desse teste possibilite a garantia de disponibilidade de um número enorme de testes, para poder testar um percentual muito grande da população brasileira.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Saude-e-Beleza-dos-pais/noticia/2020/03/teste-quatro-vezes-mais-barato-para-deteccao-para-coronavirus-e-desenvolvido-por-pesquisadores-no-rj.html