Pense nesta fase como uma maratona. Há brincadeiras para o início da corrida. Mas é importante ter brincadeiras e atividades para o meio do percurso.
Pois é. Estamos aqui também para falar do Covid-19. E das crianças em casa conosco, numa nova rotina. Há muitas dicas circulando pelas redes e pela imprensa que vão ajudar a manter as crianças entretidas, com o menos possível de irritação.
Aqui mesmo na revista tem uma matéria muito legal que eu recomendo.
E no Tempojunto, você encontra um Guia Tempojunto Covid-19, com várias dicas de brincadeiras e atividades para seus filhos. Manteremos atualizado durante todo este período!
Quanto mais a gente evitar que nosso estresse passe para os pequenos, mais eles atravessarão esta fase tranquilos e sem más lembranças.
E, em princípio, parece que será uma loucura absurda mudar tanto a rotina. Ainda mais com tanta informação chegando ao mesmo tempo. Então, não vou aqui dar mais indicações de brincadeiras para montar a rotina e distrair as crianças, enquanto você precisa trabalhar – seja em home office, ou seja fora de casa (para os que precisam). Afinal, seus filhos estarão em casa com alguém.
Queremos ajudar aqui para o momento que vai chegar daqui a pouco. Quando estaremos no meio da jornada. Quando a maratona chegar a 21 quilômetros e, já mais exaustos, termos ainda outros 21 quilômetros pela frente.
Para chegar bem e continuar bem, a gente quer te dizer:
1. Guarde todas as dicas de leituras, livros, jogos, brincadeiras, contação de histórias, museus virtuais. Não precisa fazer tudo de uma vez só. Lá na frente, as dicas vão deixar de se avolumar e você pode usar estes recursos.
2. Desde já, procure promover brincadeiras cooperativas entre os irmãos. Quanto mais eles aprenderem a conviver juntos, fazendo atividades juntos, melhor para, daqui há umas semanas, eles brigarem menos. Evite brincadeiras muito competitivas.
3. Também vale pensar em brincadeiras que os irmãos façam sozinhos – cada um com seu talento – para depois reunirem numa brincadeira em família. Por exemplo, um monta uma cidade de blocos de montar. Outro personagens com massinha de modelar. E depois, em família, vocês criam uma história.
4. Adote já a atitude brincante para que o estresse não domine nas horas de tarefas da casa ou atividades que precisam ser feitas, como escovar os dentes ou tomar banho. Atitude Brincante é usar o bom humor da brincadeira para fazer as atividades. Como cantar para escovar os dentes. Tem aqui um vídeo que explica isso.
5. Se parecer muito duro ver que ainda faltam 21 quilômetros, olhe um quilômetro por vez. Mas procure ter disciplina para seguir a rotina. Haverá momentos em que parecerá em vão. Mas a rotina dia a dia é que vai ajudar a todos na família a seguirem. Construa suas brincadeiras e atividades com as crianças no máximo para 2 dias.
6. Não se preocupe com o conteúdo que seu filho está perdendo por falta de aulas. Todos estamos na mesma situação e as escolas sabem disso. Ninguém vai dar prova no primeiro dia da volta da quarentena. Em lugar de conteúdo, aproveite para praticar as habilidades do seu filho. Habilidades como trabalho em grupo, ter paciência, lidar com o ócio, ser criativo, raciocinar a partir da realidade do dia a dia, são todas habilidades fundamentais, que você pode fazer em casa, sem conteúdo escolar.
7. Lembre-se que as crianças são resilientes. Elas sabem se adapar e conseguirão, com nossa ajuda, se adaptar a uma nova rotina. Talvez não hoje, mas com o passar dos dias.
E se em algum momento der errado? Sem culpa! Vai fazer parte também. Como tudo na vida, estamos diante de uma situação nova, onde haverá erros. Mas os erros de hoje, em lugar de desanimar, devem servir como incentivo para o planejamento do dia seguinte.
Estamos juntos #fiqueemcasa #tempojuntoemcasa
Patrícia Marinho é publicitária, mãe de duas meninas, de 13 e 6 anos; e Patricia Camargo é jornalista, mãe de um menino de 10 anos, e duas meninas de 8 anos. As “Patricias” são sócias do Tempojunto, que mostra como a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dá sugestões práticas de como incluir o brincar no dia a dia e na relação entre as mães, os pais (e tios, e avós...) e seus filhos. Aqui elas tiram dúvidas, dão dicas e contam como o brincar pode fazer a diferença no convívio com as crianças de qualquer idade.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Camargo-e-Patricia-Marinho-Tempojunto/noticia/2020/03/7-dicas-para-aproveitar-o-tempo-em-casa-com-criancas.html