A UNESCO divulgou, nesta semana, um relatório, mostrando que 100 países fecharam suas creches, escolas, faculdades e outras instituições para tentar diminuir o avanço da propagação do coronavírus. A ação já atingiu 776.700 milhões de jovens e crianças pelo mundo. A entidade faz também um monitoramento global das escolas que estão com suas aulas suspensas.
Ainda que temporário, o fechamento de escolas é de alto impacto social e econômico e o órgão ressalta como isso afeta famílias financeiramente desfavorecidas. Além de privar os pequenos do aprendizado, a ação também atinge aqueles que dependem da escola para se alimentar. A responsabilidade dos pais dobra e nem todos estão preparados ou disponíveis para lidar com o ensino à distância.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Outra consequência, é a taxa de abandono escolar, que tende a subir. Como essas instituições são um importante espaço de interação social, muitas crianças acabam perdendo um contato que é fundamental para seu desenvolvimento.
Para reduzir os efeitos negativos desse período sem atividades, a organização estabeleceu diversas medidas focadas em pais, alunos e professores, como uma seleção de plataformas gratuitas para auxiliar no aprendizado à distância, assistência ética e estabelecimento de uma comunidade para trocar experiências na busca de uma educação inclusiva.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/03/mais-de-776-milhoes-de-jovens-e-criancas-sao-impactados-com-o-fechamento-das-escolas-segundo-unesco.html