Pesquisadores já alertaram que o novo coronavírus tem um potencial transmissão muito grande. No entanto, muitas vezes, as pessoas não têm ideia de como simples atitudes podem contribuir para o aumento do número de infectados. Com intuito de alertar a população, Maya Adam, professora e diretora do Departamento de Educação em Saúde, do Centro de Inovação em Saúde Global de Stanford, nos Estaods Unidos, decidiu criar um vídeo animado para ilustrar como o novo coronavírus — vírus que causa a doença respiratória COVID-19 — pode ser transmitido e quais são as formas de prevenção.
De acordo com Maya, a ideia era explorar formatos diferentes de comunicação que atingissem o mundo inteiro, sem a necessidade de adaptação. "O vídeo tem como objetivo principal alcançar aqueles que ainda não entendem a importância de sua própria responsabilidade social na prevenção da propagação do vírus. Pessoas jovens e saudáveis são, muitas vezes, mais resistentes em ouvir as mensagens da saúde pública e não vêem as implicações imediatas de suas ações. Este vídeo tem como objetivo transmitir um senso de urgência e responsabilidade pessoal. Além disso, ele é divertido e envolvente, voltado ao público mais jovem.", diz a pesquisadora, ao site de notícias do Centro de Stanford.
A professora relata que um dos principais desafios de produzir o vídeo foi como mostrar as recomendações sem usar palavras. Para isso, ela contou com o apoio do animador sul-africano, Nic Smal, que encontrou soluções criativas para transmitir a informação. Já os efeitos sonoros foram feitos pelo designer de som Juan Pablo Naranjo, que mora no México.
Confira o vídeo completo abaixo:
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/03/animacao-mostrar-como-o-coronavirus-pode-chegar-ate-voce.html