A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (23), semanas antes da data oficial inicial, que seria na segunda quinzena de abril. No entanto, o grupo prioritário para a vacinação – idosos, crianças até 6 anos, gestantes e puérperas – não deve se misturar devido à pandemia de coronavírus. Neste caso, quando cada grupo deve se vacinar?
CRESCER procurou o Ministério da Saúde para entender quais são as orientações neste momento.
Os primeiros a receber a vacina, já a partir de segunda-feira, serão idosos e trabalhadores de saúde. A decisão de priorizar os idosos – que são grupo de risco para o Covid-19 - não significa que a vacina proteja contra o novo coronavírus. O que o governo pretende com a imunização é proteger os mais velhos do vírus da influenza e assim minimizar a sobrecarga do sistema de saúde, além de facilitar o diagnóstico de coronavírus, já que a vacinação ajuda a diferenciar a gripe e o Covid-19.
Além de começar pelos idosos, outra recomendação do Ministério da Saúde é que, caso haja a possibilidade, o ambiente de vacinação seja separado do ambiente de atendimento aos pacientes sintomáticos respiratórios. O Ministério da Saúde também recomenda que os gestores de saúde estaduais e municipais avaliem a possibilidade de terem mais unidades aplicando a vacina.
“A vacinação pode ser realizada em ambientes abertos ou fora das unidades de saúde, como ambiente domiciliar ou por meio de parcerias com as redes de farmácias privadas. Estas são algumas recomendações para que se evite o acúmulo de pessoas em poucos locais para se vacinarem”, disse a assessoria do Ministério à CRESCER.
Mas, e as crianças?
“É importante que todos os grupos de risco tomem a vacina. Crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas. Mas não podemos misturar essas populações neste momento. O setor de saúde irá se planejar para fazer a campanha sem que haja, em uma mesma fila, perto, crianças e idosos”, explica a médica pediatra Ana Escobar, questionada pela CRESCER.
Antes dos pequenos, a partir do dia 16 de abril, poderão tomar a vacina professores, profissionais de segurança e pacientes com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e asma.
A partir do dia 9 de maio, dia D da campanha, está prevista a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas e indígenas. A campanha segue até 23 de maio.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/03/vacinacao-contra-gripe-quando-levar-criancas-em-meio-pandemia-de-coronavirus.html