Assoprar as velas de aniversário é uma tradição divertida. Mas em tempos de covid-19, uma mãe criou uma solução para o “problema” de germes sendo borrifados sobre o bolo. Ela contou que decidiu fazer uma réplica minúscula do bolo de 3 anos de sua filha para a pequena poder apagar a vela.
Segundo o The Sun, a mãe chamou o minibolo de “bolo dos desejos” e disse que isso significava que eles poderiam dividir o grande bolo “livre de germes” com todos os convidados da festa. "Pensei em compartilhar uma ideia que tive no fim de semana passado. Foi a festa do terceiro aniversário de nossa filha e, como todas as crianças, eu sabia que ela gostaria de apagar a vela quando cantássemos parabéns. Então, eu perguntei à gentil senhora que fez seu bolo de aniversário se ela poderia fazer uma miniversão como um 'Bolo dos Desejos' para que pudéssemos colocar uma vela nele e ela poderia apagá-lo. Parecia uma ideia fofa e nenhum germe foi espalhado sobre seu grande bolo, que pudemos compartilhar com todos. Espero que inspire outras pessoas”, escreveu ela, em suas redes sociais.
Os dois bolos com o tema Frozen combinavam perfeitamente com o vestido Elsa da menina. Rapidamente, o post acumulou mais de 8 mil curtidas e, claro, muitos comentários. “Eu adorei! Na verdade, acho que vou fazer”, escreveu uma pessoa. “Ideia brilhante”, disse mais uma. No entanto, alguns criticaram, achando exagero: “Basta soprar as velas do bolo grande como as pessoas fazem há anos”. Outro concordou, dizendo: “Deixe seu filho soprar as velas do bolo real", finalizou.
"Sim, pois pode transmitir uma quantidade muito grande de vírus ao cuspir no bolo, pois as pessoas comem logo depois", alerta a pediatra Ana Escobar, colunista da CRESCER. "Em tempos de pandemia, melhor não soprar velas em cima do bolo", orientou. O pediatra e infectologista Marcelo Otsuka, do Departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), concorda. "Ao assoprar um bolo é possível, sim, transmitir doenças. Até porque as crianças não apenas assopram, mas, muitas vezes, cospem em cima. Então, existe, sim, a possibilidade da transmissão", afirmou.
Segundo o especialistas, além da sugestão da mãe, de fazer um minibolo, os pais também podem recorrer a outra tática: "O ideal é que, na hora de apagá-la, a vela não fique em cima do bolo. Ela pode ser assoprada fora do bolo para que não haja esse tipo de risco", finalizou.
+ Coronavírus: empresário leva brinquedos a crianças que fazem aniversário durante a pandemia
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/mae-viraliza-ao-fazer-minibolo-para-filha-assoprar-vela-sem-espalhar-germes-entenda-riscos.html