Em um apelo comovente, a cantora colombiana Shakira pediu que as pessoas se mobilizem contra a política de “tolerância zero” adotada pelo governo Trump, que separou pais e filhos de famílias imigrantes na fronteira. Em 21 de outubro, a American Civil Liberties Union, ONG americana em defesa dos direitos humanos, divulgou que os os pais de mais de 545 crianças migrantes que foram deportados enquanto ela permaneceram nos EUA ainda não foram localizados.
“Na 'terra dos livres', existem 545 crianças em um limbo, correndo risco de crescer sem mãe ou pai, 545 crianças que têm que ir dormir sem ninguém que lhes assegure que não estão correndo perigo a todo momento, 545 crianças que não conseguem abraçar, rir ou ter qualquer contato com as pessoas que mais amam ", escreveu Shakira, que é mãe de dois meninos, em um ensaio para a revista TIME. "Quem responde aos gritos das crianças que ficam sem os pais?".
A American Civil Liberties Union estima que 60% das crianças separadas das famílias têm menos de 5 anos. “Políticas como a separação da família nascem da crueldade”, disse Shakira. "Esta política não visa proteger as pessoas ou tornar as comunidades mais seguras. A indescritível tragédia que ocorre na fronteira sul dos Estados Unidos é sobre ódio e negação de direitos humanos... O que poderia justificar separar as crianças de suas famílias, sem a intenção de reuni-las novamente, quando os EUA se orgulham de ser um farol de esperança para quem vem de lugares onde nem as necessidades básicas nem a segurança estão garantidas?".
A cantora contestou a ideia de que os pais são responsáveis por colocar seus filhos nessas situações, um argumento comum entre quem apoia essa política. “Mais do que nunca, é hora de mostrar mais compaixão pelos imigrantes em nossas comunidades”, escreveu. “Durante uma pandemia que já nos custou tanto, os imigrantes são muitas vezes aqueles que estiveram na linha de frente, realizando o trabalho essencial para nos manter saudáveis e seguros - muitas vezes em condições perigosas e por salários muito baixos. A última coisa que eles merecem é ter suas famílias separadas... Agora não é hora de ficar em silêncio. "
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2020/11/shakira-faz-apelo-pelo-fim-da-separacao-de-familias-de-imigrantes-nos-eua.html