O Ministério da Saúde confirmou na noite de quinta-feira (5), mais quatro casos de coronavírus no país. Em São Paulo, são mais dois casos, além dos quatro que haviam sido divulgados anteriormente pela pasta. As duas pessoas foram infectadas aqui e estão ligadas ao chamado "paciente 1", o homem que viajou para a Itália e foi o primeiro a ser identificado com o vírus no território nacional. "Sabemos a origem da transmissão. Por isso são considerados transmissão local. Quando não conseguimos relacionar a transmissão com o caso já confirmado, ela é considerada transmissão comunitária. É o que ocorre em países como a China, Itália e Estados Unidos”, explicou Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa.
Além disso, foram confirmados casos em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, e também no Espírito Santo. As duas pacientes, mulheres, a primeira de 27 e a segunda de 37 anos, têm histórico de viagens pela Europa, passando pela Itália, em fevereiro.
O Ministério da Saúde analisa mais um provável caso no Distrito Federal, que aguarda a contraprova. O país monitora 636 casos suspeitos. Outros 378 foram descartados.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/03/brasil-tem-agora-8-casos-de-coronavirus-confirmados.html