Thursday, July 23, 2020

Pandemia: pais de quádruplos presos em Dubai pedem ajuda para voltar à Nigéria

Mãe nigeriana teve quádruplos e pede ajuda para voltar ao seu país (Foto: Reprodução/Channelstv)

 

Quando Tijani Abdulkareem, 32, e Suliyah, 29 anos, que moram em Dubai, descobriram que estavam esperando quádruplos, começaram a planejar seus retornos para Nigéria, país de origem. Lá, o casal acredita que vai receber ajuda de familiares para cuidar dos bebês. No entanto, não deu tempo! Com a pandemia e as restrições de viagem, o casal foi impedido de viajar, e Suliyah deu à luz em 1º de julho aos quatro bebês: dois meninos e duas meninas. "Eu nunca imaginei ter quádruplos. Ainda é um milagre", disse o pai.

Apesar da alegria com a chegada dos bebês, o casal está preocupado com a situação financeira. Em Dubai, eles compartilham um albergue com outras pessoas, já que "teria sido difícil alugar um lugar maior com suas rendas", de acordo com o marido, que trabalha como cozinheiro em um restaurante da cidade. Mas desde o início da pandemia, o governo proibiu todos os vôos internacionais. Atualmente, segundo a Channels TV, apenas vôos diplomáticos e essenciais são permitidos no espaço aéreo da Nigéria. Em entrevista, o pai disse disse que ele e a esposa acreditavam que as restrições diminuíssem antes de sua partida planejada para a Nigéria, prevista para maio, alguns meses antes da provável data do parto: agosto. "Achamos que a situação das viagens melhoraria, mas o bloqueio dificultou a obtenção de voos", afirmou.

Bebês estão em UTI neonatal, em Dubai (Foto: Reprodução/Channelstv)

 

Suliyah entrou em entrou em trabalho de parto prematuro e teve os bebês por meio de uma cesariana de emergência, em Dubai. A chegada antecipada dos bebês também perturbou as finanças do casal. Tijani disse que sua esposa parou de trabalhar como faxineira de hospital há alguns meses e sua escassa renda não era suficiente para obter um seguro de saúde. A família incorreu em milhares de dólares em dívidas médicas desde que os bebês nasceram e a conta está aumentando, pois os médicos dizem que os quádruplos podem permanecer por mais seis semanas no hospital antes de poderem voltar para casa. A conta do casal já passou de US $ 120 mil.

+ Especial coronavírus: sintomas, prevenção e tudo o que você precisa saber

O casal conta que tem recebido contribuições da comunidade nigeriana em Dubai e de alguns residentes dos Emirados Árabes Unidos que tiveram conhecimento da história. Eles também garantiram o aluguel por dois meses em um apartamento maior para quando os bebês receberem alta da clínica. A presidente dos nigerianos da Comissão da Diáspora Abike, Dabiri-Erewa, cuja agência tem evacuado cidadãos presos no exterior, disse que a embaixada do país em Dubai entrou em contato com a família. "A missão está em primeiro lugar , estamos em constante contato com a família", disse Dabiri-Erewa. Enquanto isso, o espaço aéreo da Nigéria permanece fechado por tempo indeterminado para viagens internacionais, e as autoridades não anunciaram quando os voos comerciais serão retomados. 

Casal pede ajuda para retornar a Dubai (Foto: Reprodução/Channelstv)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/07/pandemia-pais-de-quadruplos-presos-em-dubai-pedem-ajuda-para-voltar-nigeria.html