Wednesday, July 29, 2020

“Minha filha já foi chamada de Rudolph por um desconhecido”, diz pai de bebê com hemangioma

A pequena Tahlia quando bebê (Foto: Arquivo pessoal)

 

Os pais da pequena Tahlia, de um ano, fizeram um desabafo desesperado nas redes sociais depois de sua filha, que tem um hemangioma no nariz, ter sido ridicularizada na rua e até chamada de Rudolph por um desconhecido. No texto, Richard e Marie Touhladjiev, do País de Gales, chamam a atenção para o fato de marcos de nascença não serem contagiosas e nem motivo de vergonha.

Em entrevista ao Daily Mail nesta quarta (29), Richard, 45 anos, diz ter muito medo do que vai acontecer com a filha quando ela começar a frequentar a escola. “Uma vez estávamos em um consultório e um homem ficava chamando a atenção dela e dizendo, ‘olha pra cá, Rudolph’”, contou o pai em referência à rena que puxa o trenó do Papai Noel e tem a ponta do nariz vermelha em filmes infantis. “Foi absolutamente nojento ver um homem adulto fazendo isso com minha bebê por causa de uma mancha no rosto. Em público, já ouvi outros comentários maldosos, vi pessoas rindo e apontando para o nariz dela ou perguntando de uma maneira muito intrusiva o que havia de errado com ela. É muito frustrante porque quero protegê-la ao máximo, mas não posso reagir”.

 

Richard, a filha e a esposa Marie (Foto: Arquivo pessoal)

 

O hemangioma é uma malformação vascular congênita, causada por alterações de vasos sanguíneos durante o desenvolvimento fetal. A maioria some espontaneamente ao longo da infância ou, no máximo, até o início da adolescência. Atualmente, Tahlia está fazendo tratamento com medicamentos para acelerar o processo. “É muito importante conscientizar as pessoas sobre essas marcas, porque não queremos que outras crianças passem pelas situações que vivemos no nosso dia a dia. À medida que ela cresce, temos medo de ela começar a entender os comentários maldosos e que eles comecem a vir de outras crianças”, afirmou o pai.

Richard ressalta, porém, que tem muito orgulho da filha, do jeitinho que ela é. “Para nós, a marca de nascença de Tahlia a torna ainda mais especial”, disse o inglês. “Mas queremos fazer tudo o que for possível para facilitar as coisas para ela quando for mais velha porque, infelizmente, ainda existe muito preconceito e desinformação”.

Tahlia hoje em dia (Foto: Arquivo pessoal)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/noticia/2020/07/minha-filha-ja-foi-chamada-de-rudolph-por-um-desconhecido-diz-pai-de-bebe-com-hemangioma.html