Monday, July 27, 2020

Com que frequência a criança deve comer peixe?

Criança comendo peixe (Foto: Getty Images)

 

Qual é o melhor peixe para oferecer para a minha filha de 3 anos, e com que frequência? A maior preocupação deve ser com as espinhas?
NAIARA SANTOS, VIA FACEBOOK

Esse tipo de carne é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Possui baixos níveis
de gordura saturada e algumas espécies, aquelas de águas profundas (salmão, atum, sardinha), são ricas em elementos fundamentais para nossa saúde. Porém, há, sim, a preocupação com as espinhas.

+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães

O perigo de acidentes domésticos existe e, por vezes, pode ser até fatal. Por isso, pais ou responsáveis precisam se certificar de que não há espinhas no peixe e, se necessário, checar com a mão. Também vale orientar as crianças maiores nesse sentido. Afinal, há a possibilidade de eles comerem peixe em um ambiente longe de você.

Tomados esses cuidados, quando alguém me pergunta qual é o melhor peixe para consumo, minha resposta é: varie as espécies. Mas não esqueça de escolher aquelas de boa procedência e acondicionadas adequadamente.

Também não há regras quanto à frequência. Eles podem ser oferecidos, por exemplo, duas vezes na semana, mas não se prenda a isso. Reveze-o com outras proteínas nas refeições principais: frango, carne bovina, suína, proteína vegetal, ovos.

Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)

Termino fazendo um alerta quanto à questão da poluição ambiental. A forma como as pessoas têm lidado com o planeta, contaminando rios e oceanos e, consequentemente, os animais aquáticos, obviamente nos atinge. Precisamos entender de uma vez por todas que tudo o que estamos fazendo já está se voltando contra nós e chegando ao prato dos nossos filhos. Precisamos mudar o rumo dessa história.

CF-ANDREIA-FRIQUES-NUTRICIONISTA (Foto: Divulgação)

 

ANDREIA FRIQUES É NUTRICIONISTA MATERNO-INFANTIL, MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL (ABRANMI),CRIADORA E GESTORA DO SITE ANDREIAFRIQUES E MÃE DE MIGUEL, 11, E DAVI, 7. É AUTORA DE NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL. MANDE SUA DÚVIDA PARA CRESCER@EDGLOBO.COM.BR OU PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS

 

 

 

 

+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.

+ Você já curtiu Crescer no Facebook?

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/07/com-que-frequencia-crianca-deve-comer-peixe.html