Sarah Michelle Gellar, 43 anos, estrela de Buffy - A caça-vampiros, revelou, em entrevista ao Today Parents, que o filho, Rocky, 8, tem miopia e sua visão tem piorado por causa das aulas à distância, na quarentena. Além de ele apresentar dificuldades de concentração, a atriz disse que estava particularmente preocupada porque os problemas de visão estavam "progredindo extremamente rápido". “Eu realmente atribuí isso ao cansaço da tela, porque meus filhos não tinham muito acesso aos dispositivos antes”, disse Sarah. "De repente, eles são lançados neste mundo onde estão no Zoom para a escola e a única maneira de se conectar com seus amigos depois é continuar nesses dispositivos. Não era algo a que meus filhos estavam acostumados", completou.
+ Ensino online pode mudar cérebro das crianças, diz professora
A atriz conta que começou a notar que Rocky piscava pesadamente e frequentemente enquanto fazia seus trabalhos escolares na frente da tela e, eventualmente, ela o levou a um oftalmologista. "Eles disseram que ele não só tinha miopia, mas estava progredindo extremamente rápido", revelou ela. Ela revelou ainda que seu filho estava hesitante em usar óculos por medo de que isso pudesse limitar sua participação nos esportes, mas ele estava ansioso para experimentar lentes de contato.
Além de Rocky, Sarah também tem Charlotte, 11 anos e disse que está fazendo o possível para manter seus filhos ativos. “Somos muito rígidos quanto ao tempo de tela. Durante o dia escolar, as telas são apenas para a escola, então não há televisão, não há mensagens de texto para amigos, não há nada. Assim que as aulas acabam, tentamos fazer atividade física fora de casa em família, seja uma caminhada, uma bicicleta ou uma natação. Também gostamos muito de jogos de tabuleiro", disse. Ela conta que instituiu limites para o tempo de tela, mas não está disposta a acabar completamente com as telas fora do horário escolar. "Não quero tirar isso deles porque é uma das maneiras de se comunicarem com os amigos", finalizou. .
VISÃO X TELAS
No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma estimativa afirmando que o número de pessoas com miopia deve aumentará de 1,95 bilhões em 2010 para 3,36 bilhões em 2030; e as telas podem estar contribuindo para isso. A OMS alerta que o rápido crescimento populacional, o envelhecimento e as mudanças no estilo de vida também devem aumentar a demanda global por cuidados com os olhos nos próximos anos. "Em algumas partes do mundo, o aumento do tempo em ambientes fechados e o envolvimento em atividades de 'quase trabalho' — como olhar para as telas de computadores — estão levando cada vez mais pessoas a sofrer de miopia", explica o relatório.
Ainda segundo a OMS, quando os problemas graves aparecem precocemente, isto é, ainda na infância, eles são capazes de causar atrasos no desenvolvimento motor, da linguagem, emocional, social e cognitivo, com consequências ao longo da vida. "Crianças em idade escolar com visão deficiência também pode experimentar níveis mais baixos de desempenho educacional e auto-estima do que seus pares com visão normal", alerta o relatório. Por isso, a recomendação é de que as crianças passem mais tempo ao ar livre.
No entanto, a oftalmologista Lísia Aoki, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explicou, em entrevista à CRESCER, que não há comprovação científica de que a visão de perto, a partir do uso de aparelhos eletrônicos, é capaz de contribuir para o aumento de casos de miopia. "Por outro lado, o que sabemos é que o aumento da exposição à luz solar está associado a uma menor incidência de miopia. Ou seja, a luz do sol estimula a liberação de mais neurotransmissores, como a dopamina e o óxido nítrico, inibindo o crescimento do comprimento axial do globo ocular, que é uma das causas da miopia", afirma.
Portanto, segundo a especialista, o que se pode afirmar, por enquanto, é que as telas têm contribuído de forma indireta para o desenvolvimento da miopia, pois levam as pessoas a permanecerem por mais tempo em ambientes fechados. "Qualquer situação que leve a uma menor exposição solar pode estar associada a um maior aparecimento de miopia", finaliza a oftalmologista.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/visao-x-telas-atriz-revela-que-miopia-do-filho-piorou-com-aulas-virtuais.html