Cientistas australianos dizem ter encontrado a receita perfeita para as crianças terem ossos saudáveis e mais fortes. Para isso, os especialistas da University of South Australia examinaram 804 crianças com idades entre 11 e 13 anos. Eles mapearam o que seria uma rotina perfeita para um desenvolvimento ósseo ideal, reduzindo, inclusive, os riscos de osteoporose. A atividade física é vital para a saúde óssea,então, eles decidiram determinar os níveis perfeitos de atividade em um dia normal. Segundo o estudo, as crianças devem passar até 90 minutos por dia praticando esportes ou correndo e 3,4 horas por dia fazendo atividades leves, como caminhada ou tarefas domésticas. O resto do "dia ideal" é composto de oito horas de sedentarismo incluindo leitura, estudo e ida à escola e mais 11 horas de sono à noite.
O principal autor do estudo, Dot Dumuid, explica que as descobertas fornecem informações valiosas para pais, cuidadores e médicos no planejamento do dia para garantir ossos saudáveis. "As atividades das crianças durante 24 horas são importantes para a saúde óssea, mas, até agora, não sabíamos qual era a combinação perfeita", afirmou. Dumuid disse que níveis mais altos de atividade física são bons para a saúde óssea em crianças , mas não é possível "aumentar o exercício sem afetar suas outras atividades", disse.
PREVENINDO A OSTEOPOROSE
Segundo ele, compreender qual é a melhor combinação de atividades para o crescimento ósseo em crianças menores é importante, pois o pico de massa óssea é alcançado por volta dos 18 a 20 anos. "Otimizar a saúde óssea em crianças é um protetor chave contra a osteoporose, a principal causa evitável de fratura em adultos e um importante problema de saúde pública com consideráveis custos econômicos e sociais", disse o pesquisador.
A osteoporose é um grande problema em todo o mundo, afetando até 200 milhões de pessoas, incluindo mais de 3 milhões no Reino Unido — com 500 mil fraturas a cada ano como resultado da doença.
+ Cuidado redobrado com a alimentação
IMPORTÂNCIA DO SONO
O estudo também destaca a importância do sono, especialmente para os meninos, sugerindo que eles durmam até 11 horas todas as noites. "Sempre falamos sobre fazer exercícios em quantidade suficiente para ajudar a construir os ossos, mas para as crianças, é vital que durmam o bastante", disse o pesquisador. Curiosamente, o estudo também mostrou que o sono é mais importante para a saúde óssea dos meninos do que para as meninas, com os meninos precisando de 2,4 horas extras de sono por dia.
“No entanto, os meninos tendiam a estar em estágios mais precoces do desenvolvimento puberal do que as meninas, fazendo-nos especular que a necessidade de dormir mais tempo está relacionada a processos hormonais que mudam rapidamente, e não ao gênero. "Conhecendo os melhores equilíbrios e inter-relações de sono, exercício e descanso, os pais e cuidadores podem orientar as atividades diárias de seus filhos para colocá-los em um bom lugar para a saúde óssea futura", finalizou o pesquisador.
+ Crianças que fazem esportes e pulam corda tem ossos mais fortes, diz estudo
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Os participantes foram selecionados a partir do estudo Child Health CheckPoint do Longitudinal Study of Australian Children. Os dados da atividade foram coletados por meio de leituras do acelerômetro — usado todo o dia, durante oito dias — e complementados por registros autorregistrados para dormir e acordar. Medidas ósseas foram registradas usando varreduras QCT periféricas da perna para identificar a densidade óssea e parâmetros geométricos em cada um dos participantes. Os resultados foram publicados no Journal of Bone and Mineral Research.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/cientistas-revelam-rotina-ideal-para-criancas-terem-ossos-mais-fortes-e-saudaveis.html