Uma das mudanças trazidas pela pandemia que veio para ficar pode ser o fortalecimento do ensino a distância. Pelo menos é isso que apontam os levantamentos comandados por Anant Agarwal, fundador da Edx, plataforma de EAD que oferece cursos de universidades renomadas como Harvard e MIT.
“Durante a pandemia, a procura pelo Edx aumentou 10 vezes”, disse Agarwal na última quarta (30) durante painel do Educação 360- Webinar Internacional. “Nossos estudos mostram que estudantes de EAD relatam menos estresse e mais flexibilidade do que os que acompanham aulas presenciais. Devido a pandemia, mais pessoas puderam experimentar esse tipo de ensino e a aceitação foi muito grande. Em uma pesquisa com estudantes do MIT descobrimos que, depois da quarentena, 45% estão mais dispostos a ingressar em um curso online do que antes”.
O levantamento do Edx analisou ainda o que levou estudantes a buscar cursos online de ensino superior nessa quarentena. De acordo com a pesquisa, houve quatro motivos principais: mais tempo e vontade de aprender algo novo (38%), melhorar o currículo para crescer na empresa atual (25%), preferência de curso online ao invés do presencial (16%) e demissão recente (11,4%).
Para Agarwal, os resultados indicam uma mudança permanente para as instituições de ensino. “De acordo com as nossas projeções, em setembro de 2021, considerando que teremos uma vacina para o Covid, a maioria das aulas ainda será presencial, mas haverá muito mais horas online comparado ao período anterior a pandemia. O ensino superior não voltará ao que era antes depois dessa experiência. Em 2025 acreditamos que todo curso de ensino superior nos Estados Unidos será metade presencial e metade virtual. Daqui a alguns anos, os alunos vão conhecer uma escola bastante diferente da que nós vivenciamos. A transformação já estava ocorrendo, mas foi acelerada por causa do Covid”, disse o CEO da Edx.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/10/procura-por-cursos-de-ensino-distancia-aumentou-10-vezes-durante-pandemia-diz-ceo-da-edx.html