Uma pesquisa divulgada na última terça-feira (27) sugeriu um novo caminho para entender por que algumas pessoas são mais suscetíveis ao novo coronavírus do que outras. Os resultados apontaram que mais de 80% dos pacientes internados com covid-19 apresentam baixos níveis de vitamina D no organismo. O estudo foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas acompanharam o quadro de 216 pacientes que testaram positivo para a doença e estavam internados no Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, na cidade de Santander (Espanha). Os dados coletados foram comparados com os de 197 pessoas que nunca haviam sido contaminadas pelo vírus.
Mais de 82% dos pacientes hospitalizados apresentaram deficiência de vitamina D, enquanto essa mesma característica só foi identificada em 47% dos participantes do outro grupo. A vitamina D é hormônio produzido pelos rins e ajuda na absorção do cálcio e na regulação do sistema imunológico.
Apesar das descobertas, os próprios autores dizem que o estudo deve ser interpretado com cautela. Apesar de existir uma relação entre as duas coisas, não dá para afirmar que a deficiência de vitamina D facilita a contaminação pelo novo coronavírus. Outros estudos ainda são necessários para entender se a suplementação de vitamina D ajudaria a proteger contra a doença.
O estudo destaca que, normalmente, idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, já costumam ter níveis mais baixos de vitamina D no organismo. Eles são justamente a população que se enquadra nos "grupos de risco" para a a covid-19.
“Uma possível abordagem é identificar e tratar a deficiência de vitamina D, especialmente em indivíduos de alto risco, como idosos e pacientes com comorbidade", diz José Hernández, um dos autores. Ainda que a suplementação de vitamina D para evitar a covid-19 não esteja comprovada cientificamente, ele reforça que, para os que realmente precisam, ela pode trazer vários benefícios. "A suplementação com pacientes com covid-19 e baixos níveis de vitamina D pode ter efeitos benéficos tanto para o sistema imunológico quanto para os músculos e ossos", finaliza.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/mais-de-80-dos-pacientes-com-covid-19-tem-deficiencia-de-vitamina-d-diz-estudo.html