Sou do tempo, quando era criança, do “pára de brincar com a comida”. “Pára” assim mesmo, com acento agudo pré-acordo ortográfico, mais estridente que o “para” dúbio de hoje.
Em defesa dos meus pais: parar de brincar com a comida significava parar de enrolar à mesa, e não parar de me divertir. Ou, mais especificamente, parar de rolar pedaços de alimentos no prato até que os adultos virassem as costas e eu jogasse parte para o gato. Forçar a barra para comer, a gente sabe, não é a melhor estratégia. Mas quem nunca perdeu a paciência que atire a primeira rodela de pepino.
Melhor do que proibir a brincadeira é estimular a diversão. “Interagir com a comida pode ser uma maneira para as crianças desenvolverem hábitos alimentares saudáveis”, diz a nutricionista Adriana Stavro (SP). “Elas devem ser incentivadas a brincar, mesmo que não comam. Tocar, cheirar e olhar para frutas e vegetais já leva a uma chance maior de gostar deles."
O Halloween traz uma oportunidade para servir alimentos em apresentações (ou fantasias) diferentes. Reuni algumas sugestões. Segundo a nutricionista, elas são adequadas para crianças a partir de 2 anos, que já estão aptas a comer de tudo – a não ser em caso de alergias. Ao escolher o pão integral, opte por aqueles em que a farinha integral aparece como primeiro ingrediente. Ao improvisar outras decorações, tome cuidado com os formatos. Adriana explica: “Azeitonas devem ser servidas sem caroço e cortadas em rodelas; o tomate cereja deve ser cortado em quatro partes (na vertical) para evitar engasgos”.
RECEITA
Ingredientes
- 2 tomates
- Azeite
- Sal
- 1 abacate
- 1 limão
- 4 fatias de pão integral
- Azeitonas pretas e verdes
- Muçarela em pedaço
- 1 beterraba cozida
- 1 ramo de salsinha
Modo de preparo
Rale o tomate até que sobre praticamente só casca na sua mão. Tempere com sal e azeite. Amasse um pedaço do abacate – o suficiente para render quatro colheres (sopa). Tempere com gotas de limão e sal. Corte uma fatia de muçarela com formato de fantasma – não precisa ser perfeito, porque o queijo derrete. Corte tiras para simular as faixas de uma múmia. Posicione as fatias de pão em uma assadeira. Espalhe o tomate em duas das fatias. Depois, em uma delas, posicione o “fantasma”; na outra, monte a múmia. Deixe duas fatias sem cobertura. Leve o pão ao forno pré-aquecido a 180ºC até que o queijo comece a derreter.
Finalize as torradas
Use rodelas de azeitona sem caroço para formar os olhos da múmia. Faça os olhos do fantasma com pedaços de azeitona. Espalhe a pasta de abacate, depois faça o cabelo do monstro de salsinha, os olhos de rodelas de azeitonas, o nariz e a boca de beterraba e as orelhas de cabo de salsinha e cubos de queijo. No outro monstro, espalhe o abacate e coloque os pedaços de beterraba com dentes cortados, as antenas de cabo de salsinha e os olhos de queijo.
- Tempo de preparo: 30 minutos
- Rendimento: 4 porções
- A partir de 2 anos
*Mariana Weber é jornalista e autora do blog Caderno de receitas.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Culinaria-Mariana-Weber/noticia/2020/10/diversao-na-cozinha-torradas-fantasiadas-para-o-halloween.html