Um novo estudo publicado no jornal científico Nature nesta terça (20) aponta que 85,3% dos brasileiros estão dispostos a tomar a vacina contra covid-19, caso seja provado que ela é segura e eficaz. O relatório foi realizado por pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Espanha e Reino Unido e contou com a participação de 13426 pessoas de 19 países que responderam a um questionário online elaborado pelos acadêmicos.
O objetivo era descobrir o nível de confiança que as pessoas teriam na imunização contra o novo vírus. No total, 71,5% dos participantes do estudo responderam que tomariam a vacina se houvesse provas de que ela é segura e eficaz. O Brasil foi o segundo país a demonstrar maior aceitação em relação à imunização contra o covid, ficando atrás apenas da China, em que 88,6% dos respondentes afirmaram estar dispostos a tomar a vacina. Os países em que houve menos aceitação foram a Rússia (54,8%) e a Polônia (56,3%).
Na conclusão do artigo, os pesquisadores apontam que o fato de a vacina contra o covid-19 não ser “universalmente” aceita é “preocupante”. “Até que as causas da ampla variação da disposição para aceitar uma vacina contra COVID-19 entre nações sejam mais bem compreendidas e tratadas, as diferenças na cobertura da vacina entre os países podem atrasar o controle global da pandemia e a recuperação social e econômica subsequente”, escrevem os autores.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/853-dos-brasileiros-estao-dispostos-tomar-vacina-contra-covid-diz-estudo.html