Nos últimos dias, uma obra de arte vem chamando a atenção na internet. Compartilhada nas redes sociais e nos aplicativos de mensagem instantânea, a pintura mostra várias mulheres em um vilarejo, realizando diferentes tarefas domésticas. A foto costuma vir acompanhada de um texto, explicando o que estaria por trás do desenho intitulado "Retrato da mulher que não trabalha".
Segundo a mensagem que viralizou, o autor da pintura seria um menino indiano, que sempre ouvia o pai dizer que a esposa não trabalhava e ficava em casa o dia todo. O desenho teria sido a forma que o garoto encontrou de homenagear a mãe e o trabalho não remunerado exercido pelas mulheres. Mas nem tudo o que diz o texto é, de fato, verdade.
Na realidade, a obra se chama "Minha mãe e as mães do meu bairro”. Ela foi feita em 2016 por Anujath Sindhu Vinaylal, um menino indiano que hoje tem 14 anos. Segundo ele, as mulheres que vivem na sua vizinhança, em Kunduvara, foram sua grande inspiração. "Tenho visto isso todos os dias desde minha infância. Então, achei que seria interessante criar uma pintura a partir disso”, falou ao site Edex Live.
Anujath conta que começou a pintar quando tinha apenas 4 anos de idade. Apesar de nunca ter feitos aulas para aprimorar sua técnica, desde cedo já participava de concursos e ganhava prêmios. Quando tinha 9 anos, recebeu uma homenagem do ex-presidente da Índia, Pranab Mukherjee. "Minha mãe sempre foi minha maior incentivadora, ela sempre me encorajou a pintar sempre melhor. Com a fé dela e o apoio do meu pai, espero seguir isso profissionalmente quando terminar meus estudos", disse ao jornal The Better India.
O quadro "Minha mãe e as mães do meu bairro” ficou famoso no ano passado, quando mais uma vez o garoto recebeu o reconhecimento do governo indiano e foi convidado a estampar a capa de um documento oficial. O Departamento de Finanças do estado de Kerala escolheu cinco artistas locais para ilustrar seus relatórios orçamentários de 2020 e 2021. O Orçamento de Gênero e Infância leva a pintura de Anujath na primeira página.
Sindhu, a mãe do garoto, ficou muito feliz quando viu que o filho havia feito uma pintura para homenageá-la. "Minha mãe realmente amou a pintura quando eu a desenhei”, lembra ele. Infelizmente, a mulher não pode ver o trabalho do filho estampado no documento do governo. Em 14 de novembro de 2019, ela teve uma parada cardíaca e não resistiu.
Diferente do que diz a mensagem que viralizou, o pai do menino garante que sempre reconheceu os esforços da esposa em cuidar da casa e da família. “O que mais me orgulho é o tema da obra. Ele desenhou aquela pintura quando tinha 10 anos, mas ela transmite uma grande mensagem. Costumávamos contar a ele sobre os esforços de sua mãe e de todas as mães ao seu redor para criar seus filhos”, disse o pai ao jornal New Indian Express.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/10/menino-faz-desenho-para-homenagear-trabalho-nao-remunerado-exercido-pelas-mulheres-e-ganha-reconhecimento-do-governo.html