Friday, October 23, 2020

Bebê não para de chorar? Hipnoterapeuta dá dicas para acalmá-lo usando apenas a voz

espasmos epilepsia choro dor (Foto: thinkstock)

 

Quem é pai ou mãe sabe: poucas coisas são tão angustiantes quanto ver um bebê chorar sem parar. Você checa a temperatura, vê se a fralda está suja, tenta oferecer o que comer... Nem sempre esses esforços dão certo. Mas a hipnoterapeuta Malminder Gill garante que não há motivo para desespero.

Em uma entrevista ao jornal britânico Metro, ela disse que dá para acabar com o chororô com técnicas simples, que qualquer pessoa pode aplicar. O segredo? Saber controlar a própria voz na hora de tentar acalmar os pequenos. Veja a seguir as dicas da especialista: 

1) Fale em um tom de voz mais baixo
Sons baixos e suaves podem ter efeito calmante. Por isso, é fundamental que você preste atenção na forma como fala, para garantir que sua voz vá ajudar a tornar esse momento de estresse um pouco menos desconfortável. 

2) Não diga "shhhh"
Quando uma criança começa a chorar, a nossa primeira reação costuma ser pedir para ela parar. Mas é justamente por meio do choro que ela expressa o que sente. Em vez de invalidar suas emoções, assuma a posição de um ouvinte atencioso e prestativo. 

3) Aprenda sobre respiração diafragmática
Essa é uma dica para quem tem um voz mais forte ou áspera. Usando as técnicas certas, dá para emitir um som mais suave ao falar. Tente puxar o ar pelo nariz, sem elevar muito o peito e os ombros, e soltá-lo pela boca. Repita várias vezes o exercício. Outro macete é inspirar e falar enquanto segura a respiração. 

mae_bebe_colo_choro (Foto: Shutterstock)

 

4) Observe a respiração da criança
Enquanto estão chorando, os bebês dificilmente escutam o que os pais dizem. Tudo o que  ouvem é o barulho que eles próprios estão fazendo. Por isso, antes de ficar "competindo" com o choro, espere o melhor momento para falar. A "brecha" ideal costuma ser durante as expirações, quando o bebê faz pequenas pausas para soltar o ar. Abrace seu filho e vá falando uma palavra por vez, sempre que ele expirar, até que diminua o ritmo para prestar atenção naquilo que você está dizendo. É preciso ser insistente: talvez tenha de repetir esse exercício várias vezes até finalmente dar certo. 

5) Não faça "voz de bebê"
Imitar a voz dos pequenos pode até fazê-los rir nas horas de descontração e brincadeira, mas a técnica não funciona para quando estão agitados. Tons de voz mais suaves são mais relaxantes eficazes para acabar com o chororô. 

6) Fale num ritmo lento e constante
Quando perceber que seu filho está nervoso, não faça nenhuma mudança repentina no tom, na velocidade ou no volume da sua voz. Não é preciso ter pressa: quanto mais monótono, melhor. Se você também se deixa levar e fala rapidamente, seguindo o humor da criança, ela certamente perceberá e continuará exaltada. 

7) Estabeleça conexão e olhe nos olhos
Quando você mantém contato visual e olha para o seu filho com carinho, ele percebe e tende a relaxar. Tente conversar com ele, em um tom de voz suave. Alguns estudos já comprovaram que o bebê é capaz de ouvir a voz dos pais desde a gestação e de reconhecê-la depois do nascimento. Músicas calmas e sons da natureza também podem ajudar a criar esse momento de maior conexão. 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2020/10/bebe-nao-para-de-chorar-hipnoterapeuta-da-dicas-para-acalma-lo-usando-apenas-voz.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...