Respirar fundo, fazer uma pausa na rotina e esvaziar a mente. Já está mais do que comprovado pela ciência que a meditação ajuda a melhorar o sono, a concentração e ainda diminui a tensão e a agressividade – e isso vale tanto para os adultos quanto para as crianças. Em um mundo tão conectado e cheio de estímulos, tirar um tempo para acalmar o corpo e os pensamentos, nem que seja só por uns minutinhos, faz bem para a saúde de todos e para harmonia da casa.
E dá para começar desde cedo e sem gastar muito por isso: alguns aplicativos ensinam, de forma lúdica e didática, os pequenos a meditarem a partir dos 3 anos de idade. Com exercícios de respiração, práticas guiadas e histórias para dormir, eles ajudam as crianças a relaxarem e administrarem melhor seus sentimentos e humores. Veja alguns que podem ajudar a criar esse hábito na sua casa desde já:
1. Calm
O aplicativo agora tem também uma seção dedicada exclusivamente para os pequenos. Todos os exercícios de meditação são divididos por faixa etária: existem práticas adaptadas para crianças a partir dos 3 anos. No plano Premium, também ficam disponíveis canções de ninar, histórias para dormir e sons da natureza.
Disponível para Android e iOS. Os conteúdos para crianças são pagos.
2. Insight Timer
Funciona como uma espécie de rede social, em que instrutores de todo o mundo podem compartilhar conteúdos e gravar suas próprias aulas, que ficam disponíveis para os outros usuários. Na página inicial, há um atalho para uma aba dedicada apenas para pais e mães. Lá estão arquivos com práticas guiadas de mindfulness, estórias para dormir e cursos para que as crianças aprendam a meditar.
Disponível para Android e iOS. Os conteúdos para crianças são gratuitos.
3. Lojong
Esse é para ajudar toda a família a começar a praticar o mindfulness. O programa inclui 8 semanas de exercícios diários. O objetivo é fazer com todos aprendam a controlar a respiração e melhorar a concentração. Antes de cada prática, o aplicativo dá instruções de como se preparar para o exercício e como orientar as crianças. Os áudios mais longos têm 6 minutos de duração.
Disponível para Android e iOS. Alguns conteúdos para crianças são gratuitos.
4. Vivo Meditação
São mais 50 meditações guiadas, pensadas especialmente para as crianças. O conteúdo fica dividido em três categorias: até 4 anos, de 5 a 7 anos, e de 8 a 12. Para os menores, o aplicativo traz áudios curtos (de no máximo 3 minutos), que falam sobre consciência corporal e respiração. A partir dos 5 anos, as práticas são um pouco mais longas e ajudam a lidar com situações corriqueiras, como acalmar a raiva, perdoar os outros e ir melhor na escola.
Disponível para Android e iOS. Os conteúdos para crianças são gratuitos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/4-aplicativos-de-meditacao-para-criancas.html