Termina nesta sexta-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, só 44% das crianças de 1 a 5 anos foram vacinadas. A expectativa era de que 11,2 milhões de crianças fossem atingidas pela campanha. Até ontem (29), quando foi divulgado o último boletim do governo, mais de 6 milhões ainda não haviam sido imunizadas.
A maior cobertura foi registrada entre crianças de dois anos de idade (45%), enquanto as de três foram as que menos receberam a dose da vacina (43%). O Amapá foi o estado que mais vacinou contra a poliomielite no país (76,4%). Rondônia teve a menor cobertura: menos de 20% do público-alvo da campanha foi vacinado.
Apenas 646 municípios (11,5%) atingiram a meta de imunizar pelo menos 95% das crianças. Os que não chegaram a esse patamar poderão continuar oferecendo a vacina contra a poliomielite durante todo o ano. Para saber se a doses continuarão disponíveis, os pais devem consultar os postos de saúde da cidade.
Desde o último dia 5 de outubro, postos de saúde de todo o Brasil estão distribuindo gratuitamente doses da vacina contra a poliomielite. Popularmente conhecida como paralisia infantil, a doença afeta o sistema nervoso e pode levar à perda dos movimentos dos membros inferiores. A única forma de prevenção é a vacina.
O último de caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989. Porém, os baixos índices de imunização têm preocupado as autoridades. Se os números continuarem menores do que o espero, corre o risco de a doença voltar a aparecer. "Coberturas vacinais municipais heterogêneas podem levar a formação de bolsões de pessoas não vacinas, possibilitando a reintrodução do poliovírus. Por isso, é imprescindível que pais ou responsáveis levem crianças menores de 5 anos aos postos de vacinação", disse o Ministério da Saúde, em nota oficial.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/campanha-de-vacinacao-contra-poliomielite-termina-hoje-e-so-44-das-criancas-foram-imunizadas.html