Quem disse que bombom não pode ser feito com ingredientes naturais? E esse tem mais uma vantagem para quem está grávida: você sabia que comer tâmaras pode acelerar o trabalho de parto?
"Sabemos que tem crescido o interesse pelo uso de produtos naturais para auxiliar as mulheres na gravidez e no trabalho de parto. A tâmara é um deles. Essa 'fama' surgiu porque a fruta é citada no Alcorão — livro sagrado do Islã — como sendo uma das mais indicadas para as gestantes", explica a obstetra Ana Thais Vargas, da clínica Lumos, em São Paulo.
Diversos estudos de anos anteriores — 2011, 2014, 2017 — inclusive, um recente, realizado pela Universidade de Ciências Médicas de Qom, no Irã, e publicado em agosto de 2019, comprova que, sim, a tâmara realmente auxilia no parto e até pós-parto. Esse último é uma meta-análise que reúne 11 trabalhos e 921 mulheres que estavam entre 36 e 42 semanas de gestação.
Entre os principais benefícios concluídos pelos estudos estão:
— maior dilatação na chegada ao hospital;
— menor necessidade do uso de ocitocina sintética;
— menor tempo de fase latente (fase inicial da dilatação);
— redução do lóquio (sangramento no pós-parto);
— redução do tempo de duração do primeiro estágio do trabalho de parto.
A recomendação, segundo a obstetra, é que a tâmara seja consumida in natura a partir das 36 semanas por pelo menos vinte dias antes do parto, porque os estudos foram feitos a partir desse tempo gestacional. Não há evidências de malefícios. "Parece ter benefícios claros, portanto, o consumo pode e deve ser incentivado", finaliza.
Aqui, uma receita da chef Sílvia Corbucci, da Cozinha Efêmera (SP)
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
INGREDIENTES
1/2 kg de tâmaras secas e sem caroço
100 g de nozes picadas grossas
50 g de nozes processadas até virarem farofa 2 colheres (sopa) de cacau em pó
Farinha de coco (quanto for necessário)
COMO FAZER:
Hidrate as tâmaras por seis horas em água fria e depois escorra a água. Passe em um processador para que fiquem com consistência de purê. Com uma colher, misture as nozes picadas grossas. Acrescente o cacau mexa bem. Só se for necessário, coloque um pouco de farinha de coco (facilmente encontrada em lojas de produtos naturais) para secar a massa até dar o ponto de enrolar. Faça as bolinhas e passe pela farofa de nozes, que pode ser substituída por coco fresco ralado.
TEMPO DE PREPARO: 6 HORAS PARA HIDRATAR E 30 MINUTOS PARA O RESTANTE RENDIMENTO: CERCA DE 40 PORÇÕES
Quer ver outros conteúdos exclusivos e assinar, além da CRESCER, todas as outras revistas e jornais da Editora Globo ao mesmo tempo? Acesse o Globo Mais, por R$ 4,90 (por três meses)
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2020/10/receita-bombom-de-tamaras-e-nozes.html