Pioneiro nas pesquisas e no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades nutricionais das crianças brasileiras, em 2020, NINHO lançou o novo NINHO Forti+ Instantâneo. O produto está ainda mais nutritivo! Além de vitaminas e minerais, a nova fórmula traz ainda outro benefício: adição de fibras. Por isso, sua classificação mudou de leite em pó para composto lácteo, seguindo as normas da legislação brasileira.
Isso confundiu muitos pais, mães e especialistas em relação à qualidade do produto quando comparado ao leite integral. Mas vamos por partes! Em primeiro lugar, você precisa compreender as diferenças entre leite integral e composto lácteo.
O leite integral, tanto em pó quanto fluido, é basicamente leite, sem adição ou modificação de nutrientes. No entanto, a legislação brasileira permite a sua composição fortificada, podendo ter o acréscimo de nutrientes naturalmente presentes no leite de vaca (cálcio, fósforo, potássio, entre outros).
O composto lácteo é o nome dado ao produto cujo principal ingrediente é o leite, mas que também traz outros nutrientes (não naturais do leite) em sua formulação – como no caso de NINHO Forti+ Instantâneo, que agora também é fonte de fibras. Aliás, você sabia que as vantagens das fibras vão além do funcionamento do intestino? Elas também são essenciais para a absorção de nutrientes, já que contribuem para um intestino mais saudável e ajudam na imunidade das crianças.
Evolução da fórmula
Com essa mudança, a nova fórmula de NINHO Forti+ Instantâneo atende às oito principais deficiências dos brasileirinhos: fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas A, C, D e E. Além disso, não houve acréscimo de açúcares, óleos vegetais e corantes. E o leite, é claro, continua sendo o ingrediente principal. Mas por que adicionar vitaminas, minerais e fibras ao leite?
De acordo com o Infant and Kids Study, uma revisão de estudos feita pela Nestlé, o assunto é sério. Segundo a pesquisa, 99% das crianças brasileiras têm deficiência de vitamina D; 97%, de cálcio; 75%, de vitamina E; 65%, de vitamina A; 55%, de ferro; 34%, de vitamina C; 19%, de zinco. Por último, mas não menos importante, elas consomem 41% menos do que a quantidade ideal de fibras recomendada pela Organização Mundial da Saúde.
“Em determinadas fases da infância, como no período escolar, é comum ocorrer uma ingestão irregular de alimentos, levando à deficiência de vitaminas e minerais necessários ao desenvolvimento infantil adequado”, explica a nutricionista materno-infantil Monica Assunção, doutora em saúde da criança. Sendo assim, o enriquecimento combate possíveis carências desses nutrientes, que o leite não consegue suprir de forma isolada.
“A complementação da alimentação em alguns casos pode fazer a diferença e compostos lácteos, por sua vez, podem auxiliar no atendimento das necessidades nutricionais da criança. Mas, para oferecer um produto adequado, é preciso ficar atento ao rótulo. Além de leite e derivados lácteos, o ideal é que ele contenha também vitaminas, minerais e outros nutrientes benéficos ao desenvolvimento infantil (como fibras, por exemplo) e não possua adição de açúcares ou aromatizantes”, complementa a nutricionista.
Desmitificando o composto lácteo
Para ajudar pais, mães e especialistas a entender melhor a composição e a qualidade desse tipo de produto, em comparação ao leite integral, derrubamos alguns mitos a seguir.
Composto lácteo é uma “mistura”. Não é bem assim. No caso de NINHO Forti+ Instantâneo, o principal componente é o leite. E, com o intuito de oferecer um produto ainda mais nutritivo, ele é enriquecido com vitaminas, minerais e fibras, essenciais para o desenvolvimento das crianças.
Tem muito açúcar e gordura. Nem todos os compostos lácteos são acrescidos de açúcares e gordura! Na contramão de grande parte das marcas disponíveis no mercado, NINHO Forti+ Instantâneo não possui adição de açúcar (a não ser os naturalmente presentes no leite, como a lactose). Em sua nova fórmula, também não há óleos vegetais, corantes ou outros aditivos prejudiciais à saúde das crianças. Porém, segundo a legislação brasileira, além do leite (no mínimo 51%), o restante do produto pode conter açúcar, gordura vegetal, aditivos, entre outros. Por isso, os compostos lácteos comercializados por aqui possuem composições de melhor ou pior qualidade.
É pouco nutritivo comparado ao leite de vaca integral. O leite é um produto natural que contém água, gordura, vitaminas, proteínas, minerais, enzimas e lactose. Os compostos lácteos da Nestlé, por sua vez, mantêm as características nutricionais do leite, com evoluções importantes para oferecer a melhor nutrição para crianças em idade pré-escolar e escolar por meio da adição de vitaminas, minerais, ômega, DHA e fibras, entre outros nutrientes fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Em busca de um produto cada vez mais nutritivo, NINHO Forti+ Instantâneo vem entregando, ao longo dos últimos dez anos, uma melhor nutrição em um copo! Desenvolvida por nutricionistas, a nova fórmula de NINHO Forti+ Instantâneo, com a adição de fibras, hoje atende às oito principais deficiências das crianças brasileiras em idade escolar. O que faz jus ao propósito da marca, ou seja, ser uma aliada de pais e mães na busca por nutrir um futuro melhor para seus filhos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Nestle-Ninho/noticia/2020/10/o-que-e-composto-lacteo-e-quais-sao-seus-beneficios.html