Friday, October 16, 2020

Alerta: criança sofre lesão nos olhos ao brincar com planta; entenda os riscos

Davi sofreu lesão nos dois olhos após brincar com a planta (Foto: Reprodução Facebook)

 

No início deste ano, a professora Jeane Oliveira, de Serrolândia, na Bahia, resolveu compartilhar um susto que levou com o filho Davi, 5 anos. "Gente, meu filho estava brincando com uma folha da planta suculenta e, acidentalmente, entrou em contato com o olho dele", alertou. "A oftalmologista disse que a sorte dele foi que o veneno da planta atingiu a parte branca, se não teria sido muito mais grave", complementou. Desde então, o alerta tem sido compartilhado por milhares de pessoas, principalmente em grupos de mães, nas redes sociais. "Fiquei surpresa com a repercussão, eu não esperava tanto", admite.

Em entrevista à CRESCER, Jeane conta que o filho passou por um tratamento de cerca de dez dias. "Ele ficou com o lho irritado por cinco dias e usou colírio por dez dias", diz. Relembrando o caso, ela conta que o menino estava brincando em uma área onde estavam algumas mudas da planta. "De repente, ele gritou. Quando minha mãe e eu corremos para ver o que tinha acontecido, ele estava esfregando as mãos em um dos olhos e gritava muito. Minha mãe o levou até a pia para lavar, mas ele não abria o olho e dizia que estava doendo muito. Decidimos lavar com soro fisiológico, mas não adiantou muito. Tentamos uma consulta com um médico no mesmo dia, mas, por causa do horário, não conseguimos nenhum oftalmologista. Então, levamos ele só no dia seguinte e, nesse ponto, infelizmente, o outro olho também já estava irritado", conta.

"Segundo o médico que atendeu meu filho, a planta tem um líquido que causa danos aos olhos caso entre em contato, mesmo indiretamente. Por isso, o outro olho também ficou lesionado. Meu filho passou a mão que ele segurou a planta no olho e, assim, ficou com os dois olhos inchados e vermelhos", disse. "Nunca imaginei que isso pudesse acontecer, até porque é uma planta bastante comum e querida por muitos, tanto que cheguei a receber críticas pela postagem. Depois do acidente, me livrei de todas e minha mãe também", finalizou.

+ Como criar uma horta em casa

QUAIS OS RISCOS?

Davi já está completamente recuperado, mas o incidente tem servido como um alerta. Segundo o oftalmopediatra Iara Debert, membro do Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), algumas plantas podem, sim, representar perigo para os olhos, principalmente as que contêm seiva. "Basicamente, pelas características tanto de toxicicidade no tecido ocular e também pelo mecanismo de queimadura química mesmo. A criança costuma sofrer a lesão quando toca a planta e coça os olhos e, nos casos mais graves, quando espreme a planta e a seiva sai em forma de jato e vai direto para os olhos", explica.

Segundo a especialista, o mais importante, nesses casos, é lavar os olhos rapidamente. "Se tiver soro fisiológico, melhor ainda. Caso contrário, pode ser água da torneira mesmo. O fundamental é que seja rápido porque esssas substâncias causam uma lesão continuada na surperfície dos olhos e só para quando conseguimos diluí-las com água em grande volume. Em seguida, é claro, é importante fazer uma avaliação oftalmológica. Tanto pra complementar essa lavagem quanto para avaliar a extensão dessa lesão", finalizou.

Outras plantas que também podem representar riscos para crianças e animais domésticos e é bom evitar ter em casa são: espirradeira, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite e bico-de-papagaio. Além de espécies com espinhos, como cactus.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/10/alerta-crianca-sofre-lesao-nos-olhos-ao-brincar-com-planta-entenda-os-riscos.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!